Encenação, cinematografia e expressão no documentário "Santiago"
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10255Palavras-chave:
cinematografia, documentário, narrativa, encenaResumo
A cinematografia – a maneira como a narrativa cinematográfica é construída através de planos, enquadramentos, ângulos, movimentos de câmera e profundidade de campo – será abordada aqui tendo como objeto de análise o documentário Santiago: reflexões sobre o material bruto (João Moreira Salles, 2007) com foco na expressão de ideias do diretor e dos sentimentos do personagem retratado; trataremos igualmente de aspectos da encenação, a exemplo da construção de cenas ficcionais, para a expressão de subjetividades. Na reflexão sobre a cinematografia, lançaremos mão do conceito de mise-en-scène de David Bordwell e Kristin Thompson (2013), envolvendo todos os procedimentos técnico-estilísticos que materializam na tela uma narrativa cinematográfica.
Downloads
Referências
BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: A encenação no cinema. Campinas, SP: Papirus, 2008.
BORDWELL, David e THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: uma introdução. Campinas, SP: Editora da USP, 2013.
DA-RIN, Sílvio. Espelho Partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro, RJ: Azougue Editorial, 2004.
LIRA, Bertrand de Souza. Mudança de rota: quando o diretor se torna personagem de um documentário. ALAIC – Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, volume 11. n. 20, 2014. (p. x-y).
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2007.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus, 2005.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal...o que é mesmo documentário? São Paulo: editora Senac São Paulo, 2008.
Filmografia
SANTIAGO: Reflexões sobre o material bruto [longa-metragem, digital]. Dir. João Moreira Salles. Videofilmes., Brasil, 2007. 1h20min.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.