A Plasticidade em "Enigmas no rolê" (2024).

paisagens internas e emaranhados

Autores

  • felipe bomfim UFMS

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10252

Palavras-chave:

Direção de fotografia, cinema negro, cinema Sil-matogrossense, Giuliano Bruno

Resumo

Este artigo estuda a fotografia do filme de longa-metragem Enigmas no rolê (2024), de Ulisver Silva e fotografia de Deivison Pedrê. Enigmas no rolê (2024) reúne um conjunto de elementos significativos para pensar a negritude – por meio dos diálogos com diversas linguagens afrourbanas, como o hip hop, RAP, os traços do pixo e do grafitti - no contexto recente da produção cinematográfica sul-mato-grossense. Neste sentido, tais elementos são acionados para a construção de uma estética do emaranhado que se desdobra nas potencialidades dos dois jovens em solucionar os problemas. A plasticidade ganha corpo na tela como o uso do split screen, animações e nas soluções da direção de fotografia com a construção de atmosferas e no emprego das teleobjetivas com o intuito de transmitir tessitura do raciocínio de Edinho e Eduarda. Tal tessitura se traduz na percepção espacial dos corpos (BRUNO, 2002) e descortina o campo de visão dos dois jovens, nos permitindo adentrar nas paisagens internas dos desafios como pontos de inflexão do filme.

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Referências

BRUNO, Giuliana. Atlas of emotion. Journeys in Art, Architecture and Film. Londres: Verso, 2002.

EISENSTEIN, Sergei. Montage and architecture [1937], Assemblage, n.10, 1989.

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SILVA, Ulisver. Entrevista [19 janeiro, 2025]. Campo zGrande. Entrevista concedida ao autor do texto. Registrado em formato textual.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

BOMFIM, Felipe. A Plasticidade em "Enigmas no rolê" (2024). : paisagens internas e emaranhados. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 32, n. 1, p. 258–276, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.32.1.10252. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10252. Acesso em: 15 jul. 2025.