O ensino de direção de fotografia nos cursos de Cinema e Audiovisual das IES públicas do Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10170

Palavras-chave:

Bacharelado, Ensino Superior, Cinema e Audiovisual, Direção de fotografia

Resumo

O presente estudo observa o contexto em que surgem os cursos de Cinema e Audiovisual inseridos nessa georreferencia, os quais coincidem com o período de ações políticas de reestruturação e expansão das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil, implantadas pelas gestões federais entre 2003 e 2015. Atesta-se, de início, a relevância de tais políticas para o desenvolvimento da área de cinema no Nordeste. O trabalho aborda o tratamento dado ao ensino de direção de fotografia nos projetos políticos pedagógicos dos bacharelados em cinema e audiovisual das IES públicas do Nordeste Brasileiro. Com base nos documentos reguladores dos bacharelados, observados a partir de uma análise de conteúdo, identificaram-se particularidades na forma de apresentação e abordagem da área de direção de fotografia na matriz curricular de cada uma das graduações, com base na quantidade de componentes curriculares, nas nomenclaturas, nas especificações das ementas e nas disposições de cada projeto. Identificaram-se pontos de aproximação e distanciamento entre os cursos quando vistos a partir do ensino de direção de fotografia, bem como a necessidade de atualização em determinados casos. Com esse balanço, o panorama construído tem a intenção de nortear os que fazem e os que buscam a formação em direção de fotografia no Nordeste Brasileiro.

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Biografia do Autor

Aline de Caldas Costa dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Professora de Teorias da Comunicação e Fotografia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Centro Multidisciplinar Santa Maria da Vitória. Desenvolve pesquisa sobre o estrangeirismo e o carisma na cinematografia brasileira. É líder do grupo de pesquisa Imagens do contemporâneo (ICon). É doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mestre em Cultura e Turismo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Matheus Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Professor de Direção de Fotografia do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba - UFPB; doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB, desenvolve pesquisas sobre Cinematografia, Documentário, informação e memória; realizador audiovisual e autor dos livros: Rec: uma iniciação à filmagem (Editora Ideia, 2013) e O sertão é coisa de cinema (Marca de Fantasia, 2008).

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

DE CALDAS COSTA DOS SANTOS, Aline; JOSÉ PESSOA ANDRADE, Matheus. O ensino de direção de fotografia nos cursos de Cinema e Audiovisual das IES públicas do Nordeste. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 32, n. 1, p. 9–33, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.32.1.10170. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10170. Acesso em: 15 jul. 2025.