O ensino de direção de fotografia nos cursos de Cinema e Audiovisual das IES públicas do Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10170Palavras-chave:
Bacharelado, Ensino Superior, Cinema e Audiovisual, Direção de fotografiaResumo
O presente estudo observa o contexto em que surgem os cursos de Cinema e Audiovisual inseridos nessa georreferencia, os quais coincidem com o período de ações políticas de reestruturação e expansão das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil, implantadas pelas gestões federais entre 2003 e 2015. Atesta-se, de início, a relevância de tais políticas para o desenvolvimento da área de cinema no Nordeste. O trabalho aborda o tratamento dado ao ensino de direção de fotografia nos projetos políticos pedagógicos dos bacharelados em cinema e audiovisual das IES públicas do Nordeste Brasileiro. Com base nos documentos reguladores dos bacharelados, observados a partir de uma análise de conteúdo, identificaram-se particularidades na forma de apresentação e abordagem da área de direção de fotografia na matriz curricular de cada uma das graduações, com base na quantidade de componentes curriculares, nas nomenclaturas, nas especificações das ementas e nas disposições de cada projeto. Identificaram-se pontos de aproximação e distanciamento entre os cursos quando vistos a partir do ensino de direção de fotografia, bem como a necessidade de atualização em determinados casos. Com esse balanço, o panorama construído tem a intenção de nortear os que fazem e os que buscam a formação em direção de fotografia no Nordeste Brasileiro.
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