ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO DIGITAL E SEUS EFEITOS NA PRODUTIVIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

EVIDÊNCIAS DO EXTREMO OESTE CATARINENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2024.6.2.9484

Palavras-chave:

Marketing Digital, Produção de Conteúdo, Redes Sociais

Resumo

Este artigo explora a influência do marketing de conteúdo na produtividade de micro e pequenas empresas no Extremo Oeste Catarinense. O objetivo principal é analisar estratégias eficazes de produção de conteúdo nas redes sociais adotadas por empresas locais. A pesquisa abrangeu 17 empresas participantes do Programa Brasil Mais, destacando diferentes abordagens, como foco em conteúdo visual envolvente, produção de conteúdo educativo e interação ativa nas redes sociais. Além disso, algumas empresas optaram por transmissões ao vivo de vendas, enquanto outras incorporaram tráfego pago em suas estratégias. Os procedimentos metodológicos incluíram análise qualiquantitativa. Os resultados revelam uma correlação positiva entre a implementação dessas estratégias e o aumento da produtividade, evidenciando a importância de se adaptar constantemente às tendências do marketing digital. O artigo destaca a necessidade de uma abordagem colaborativa, enfatizando o papel essencial do marketing de conteúdo como um catalisador para o crescimento sustentável e a resiliência das micro e pequenas empresas na região. Este estudo oferece insights valiosos para pesquisadores, profissionais e empresários interessados em aprimorar suas práticas de marketing digital para aumentar a produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talía Furlan, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Especialista em Marketing e Branding (Descomplica)

Leandro Hupalo, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Mestre em Educação (UFFS)

Referências

BAKER, M. J. (2005). Administração de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier.

CHIAVENATO, I. (2012). Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor (4ª ed.). São Paulo: Manole.

CHURCHILL, G. A., & PETER, J. P. (2012). Marketing: criando valores para os clientes (4ª ed.). São Paulo: Saraiva.

CHURCHILL, G. A., IACOBUCCI, D., & KOTLER, P. (2017). Marketing. São Paulo: Saraiva Educação.

COBRA, M. (2002). Um resumo do percurso do marketing brasileiro. Revista da FAE: Centro Universitário Franciscano do Paraná, 4, 28-32.

COSTA, G. C. G. (2007). Negócios eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial (20ª ed.). Curitiba: Ipbex.

IBGE. (2021). Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Recuperado de https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101963

KELLER, K. L. (2006). Gestão estratégica de marcas. New Jersey: Prentice-Hall.

KOTLER, P. (1980). Marketing. São Paulo: Atlas.

KOTLER, P. (2005). Marketing management. New Jersey: Prentice-Hall.

KOTLER, P., & KELLER, K. L. (2012). Administração de marketing (14ª ed.). São Paulo: Pearson.

LESSA, B. de S. (2019). Marketing digital. Porto Alegre: Sagah.

MARQUES, M. C. M. I. (2011). Marketing e comunicação: a web como ferramenta para a promoção turística dos hotéis da Costa do Estoril (Dissertação de Mestrado em Economia). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal.

McDONALD, M. (1992). Ten barriers to marketing planning. The Journal of Business & Industrial Marketing, 7(1), 5-14.

QUINN, J. B. (2001). O processo da estratégia (3ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

ROSSI, F. (2012). As mídias sociais: um estudo comparativo de casos sobre a utilização do Facebook nas empresas. FACECAP, Capivari, SP.

SCHIAVINI, J. M., & MARANGONI, E. (2019). Marketing digital e sustentável. Porto Alegre: Sagah.

SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2020). Saiba o que o Programa Brasil Mais pode fazer pelo seu negócio. Recuperado de https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/saiba-o-que-o-programa-brasil-mais-pode-fazer-pelo-seu-negocio,a255ed7a8fb56810VgnVCM1000001b00320aRCRD

SHAPIRO, B. P. (1989). Getting things done: rejuvenating the marketing mix (2ª ed.). California: The Scientific Press.

TORRES, C. (2010). Marketing na internet para pequenas empresas. Recuperado de www.claudiotorres.com.br

TURCHI, S. (2012). Estratégias de marketing digital e e-commerce. São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Edição

Seção

Artigos