O HISTÓRICO E A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A COMUNIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE DA UNIOESTE DE FOZ DO IGUAÇU
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2023.5.2.8237Palavras-chave:
Perspectivas na maturidade, Estudo extensionista, Qualidade de vidaResumo
As instituições de ensino superior formam a base da produção de conhecimentos científicos e tecnológicos que impulsionam o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas. O estudo tem como objetivo analisar, sob a ótica do desenvolvimento e da construção dos programas extensionistas no decorrer dos anos, o caso do programa de extensão da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da Unioeste de Foz do Iguaçu, que tem como público-alvo cidadãos com idade a partir de 55 anos, apontando as principais iniciativas e atividades desenvolvidas ao longo dos anos, e que propiciaram maior qualidade de vida e melhoria das perspectivas e percepções quanto ao envelhecimento e amadurecimento. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa com objetivo descritivo, fazendo uso de pesquisa bibliográfica e documental. A partir da construção da pesquisa, tornou-se evidente o grau de importância dos programas de extensão para o ambiente acadêmico e sociedade em geral, visto que se trata de método propulsor do desenvolvimento local e, no caso específico do programa de extensão UNATI, de Foz do Iguaçu, notou-se resultados positivos que propiciaram melhoras nas dimensões física e emocional dos participantes, principalmente no que tange à reinserção social, bem-estar, saúde, compreensão sobre o processo de envelhecimento, integração social, qualidade de vida e melhoria da perspectiva quanto à fase de vida em que se encontram.
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