O TRADICIONAL CULINÁRIO VERSUS O ELEMENTO COMERCIAL: TRAÇOS DO IX FESTIVAL DA CULTURA PAULISTA TRADICIONAL

Autores

  • Fábio Luciano Violin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Leonardo Giovane Moreira Gonçalves Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2020.2.3.3243

Palavras-chave:

Turismo, Alimentos e Bebidas, Eventos

Resumo

A competição entre os destinos turí­sticos na busca por fluxos turí­sticos tem desenvolvido novos paradigmas a cada dia. Muito se discute na academia sobre os impactos da atividade turí­stica na comunidade autóctone. Entretanto, a reinvenção cultural, de traços culturais, hábitos e costumes é algo a ser refletido e abordado de maneira eficiente. Embasado nestes preceitos, o presente trabalho buscou discorrer sobre os traços culinários encontrados no IX Festival da Cultura Paulista Tradicional e, por meio disto tornou-se possí­vel realizar uma discussão entre o tradicional versus o elemento comercial. Para isso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica exploratória, em livros, sites e artigos que versam sobre a temática, bem como a realização de entrevistas com os culinaristas que expuseram seus produtos na edição Entre Serras e Águas do Festival, realizado em janeiro de 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luciano Violin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor Assistente Doutor na Universidade Estdual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Tutor Pet Turismo.

Leonardo Giovane Moreira Gonçalves, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Turismólogo pela Unesp.

O tradicional culinário versus o elemento comercial: traços do IX Festival da Cultura Paulista Tradicional

Referências

Abaçai, C. e A. (2016). Revelando São Paulo chega a Valinhos. Abaçai, Cultura e Arte. Recuperado em 21 de abril de 2016 de http://www.abacai.org.br/revelando-noticia.php?id=602.

____ (B) (2016). Cartazes. Abaçai, Cultura e Arte. Recuperado em 21 de abril de 2016 de http://www.abacai.org.br/revelando-interno.php?id=337.

____ (C) (2016). Bem-vindos ao Revelando São Paulo, Mostra de Culinária. Abaçai, Cultura e Arte. Recuperado em 21 de abril de 2016 de http://www.abacai.org.br/uploads/4f269f33b45585e391fbb39766985a5ad5cc392a.pdf.

____ (D) (2016). Bem-vindos ao Revelando São Paulo, Regulamento de Artesanato. Abaçai, Cultura e Arte. Recuperado em 21 de abril de 2016 de http://www.abacai.org.br/uploads/c7ea672e8d0585a13d736d6e0ece9954ee1149a0.pdf.

Abaçai, C. e A (2016). Revelando São Paulo, Festival de Cultura Paulista Tradicional. Abaçai, Cultura e Arte, 2013. Recuperado em 21 de abril de 2016 de http://revelandosaopaulo.org.br/rv/wp-content/uploads/2013/07/REVELANDO-SAO-PAULO-APRESENTACAO.pdf.

Ali-Knight, J; Robertson, M. (2006). Introdução í s artes, cultura e lazer. In: Yeoman, I. et al. Gestão de festivais e eventos: uma pesquisa internacional de artes e cultura. São Paulo.

Borges, A. V; Frate, N. D; Nascimento, M. (2013). Revelando São Paulo, 15 Anos da Celebração da Cultura Popular. In: Anais do XX Prêmio Expocom Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação.

Derrett, R. (2006). Festivais, eventos e destinos. 36-57 In: Yeoan, I. et al. Gestão de festivais e eventos: uma pesquisa internacional de artes e cultura. São Paulo: Roca.

Dias, R. (2008). Introdução ao turismo. São Paulo: Atlas.

Freixa, D; Chaves, G. (2012). Gastronomia no Brasil e no mundo (2ºed.) Rio de Janeiro: Senac.

Gândara, J. M. G. (2009). Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos, 164- 194 In: Panosso Netto, A; Ansarah, M. G. dos R. (Ed.). Segmentação do mercado turí­stico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri/SP: Manole.

Gil, A.C. (2009). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Kotler, P., Rein, I., Haider, D., Gertner, D. (2006). Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall.

Lavezzo, P. (2011). Revelando São Paulo na Vila Guilherme. Revista Comuniq, 5, 48, 22- 26.

Lohmann, G., Panosso Netto, A. (2008). Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph.

Moraes, C. C. de A. (1999). Turismo: segmentação de mercado: um estudo introdutório. In: Ansarah, M. G. dos R. (Org.). Turismo: segmentação de mercado. São Paulo: Futura.

Prodanov, C. C.; Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho cientí­fico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul: Feevale.

Rocha, J.C. (2008). A Reinvenção Solidária e Participativa da Universidade: Um Estudo sobre Redes de Extensão Universitária. Salvador: EDUNEB.

Rogers, T., Martin, V. (2011). Eventos: planejamento, organização e mercado. Tradução Ana Paula Spolon. Rio de Janeiro: Elsevier.

Senac, DN. (2007). A história da gastronomia. Rio de Janeiro: SENAC Nacional.

Downloads

Publicado

2020-11-05

Edição

Seção

Artigos