DESENVOLVIMENTO REGIONAL POR MEIO DA IMPLEMENTAÇÃO DE MOEDAS SOCIAIS

PERSPECTIVAS SOB A ÓTICA DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO BRASIL

Autores/as

  • Daniel Mendes Pires Haack Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ https://orcid.org/0000-0002-4296-0531
  • Paulo Andre Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Bianca Ponciano Prell Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Ellen Natalia da Silva Santos Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas - INI
  • Luciana Gomes Malta Colégio Pedro II
  • Kylenny Rachell Mendes Ferreira Colégio Pedro II
  • Marcela Ferreira Azeredo Colégio Pedro II
  • Leonardo Borges Gonçalves Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2024.6.1.8609

Palabras clave:

Desigualdade social, Economia solidária, Moeda social

Resumen

Este trabalho possui como tema a relação entre a implementação de moedas sociais o impacto às comunidades locais. O objetivo central deste estudo é ilustrar perspectivas para o desenvolvimento regional em comunidades periféricas por meio do emprego de moedas sociais, sob a ótica de duas experiências brasileiras. Como resultado, apresentaram-se a concepção de que moedas sociais oportunizam elevados avanços às comunidades, como o desenvolvimento da economia local, majoração da renda familiar, retenção de riquezas nas comunidades, dentre outros. Todavia, desafios como o encurtamento do circuito de circulação da moeda e a desconfiança da população local acerca da credibilidade do sistema financeiro alternativo despontam como obstáculos à sua efetiva implementação.

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Biografía del autor/a

Daniel Mendes Pires Haack, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis - UFF, Técnico-administrativo em Educação – IFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Paulo Andre Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestre em Administração - UNIGRANRIO, Técnico-administrativo em Educação – IFRJ, Niterói, RJ, Brasil.

Bianca Ponciano Prell, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Bacharel em Administração Pública - UFF, Técnico-administrativo em Educação - IFRJ, Paracambi, RJ, Brasil.

Ellen Natalia da Silva Santos, Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas - INI

Especialista em Fisioterapia – FAVENI, Fisioterapeuta - INI, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luciana Gomes Malta, Colégio Pedro II

Mestra em Sistemas de Gestão – UFF, Técnico-administrativo em Educação – Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Kylenny Rachell Mendes Ferreira, Colégio Pedro II

Mestra em Sistemas de Gestão – UFF, Técnico-administrativo em Educação – Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Marcela Ferreira Azeredo, Colégio Pedro II

Mestra em Sistemas de Gestão – UFF, Técnico-administrativo em Educação – Colégio Pedro II, Niterói, RJ, Brasil.

Leonardo Borges Gonçalves, Colégio Pedro II

Doutorando em Estudos Estratégicos - UFF, Técnico-administrativo em Educação – Colégio Pedro II, Niterói, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-05-28

Número

Sección

Artigos