INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM LABORATÓRIO DE PESQUISA DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2021.3.2.4194Palabras clave:
Covid-19, pesquisa científica, ensino superior.Resumen
A iniciação científica caracteriza-se por ser uma atividade que apresenta a pesquisa científica para o aluno de graduação. Tem como objetivos desenvolver a vocação científica e para isso promove a leitura, desperta a criatividade, contribui para a criticidade e tomada de decisões éticas. A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças importantes em projetos de iniciação científica que dependem de protocolos experimentais, desenvolvidos em laboratórios. As principais mudanças foram provocadas pela necessidade de distanciamento social. Diante deste desafio, a ciência que é a alavanca para o encontro de novos caminhos, trouxe uma nova metodologia de trabalho, a qual proporcionou uma nova rotina de aquisição de conhecimento científico, através da discussão de técnicas e protocolos de pesquisa executados por outros pesquisadores, participação em eventos on-line que proporcionou trocas de experiências, ampliação de contatos com outros pesquisadores e contribuiu para o enriquecimento profissional e pessoal. A própria ciência e as tecnologias tornaram possível desenvolver os projetos de pesquisa e atravessar as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19 para a execução das atividades de iniciação científica.
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Citas
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