INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM LABORATÓRIO DE PESQUISA DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2021.3.2.4194Keywords:
Covid-19, pesquisa científica, ensino superior.Abstract
A iniciação científica caracteriza-se por ser uma atividade que apresenta a pesquisa científica para o aluno de graduação. Tem como objetivos desenvolver a vocação científica e para isso promove a leitura, desperta a criatividade, contribui para a criticidade e tomada de decisões éticas. A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças importantes em projetos de iniciação científica que dependem de protocolos experimentais, desenvolvidos em laboratórios. As principais mudanças foram provocadas pela necessidade de distanciamento social. Diante deste desafio, a ciência que é a alavanca para o encontro de novos caminhos, trouxe uma nova metodologia de trabalho, a qual proporcionou uma nova rotina de aquisição de conhecimento científico, através da discussão de técnicas e protocolos de pesquisa executados por outros pesquisadores, participação em eventos on-line que proporcionou trocas de experiências, ampliação de contatos com outros pesquisadores e contribuiu para o enriquecimento profissional e pessoal. A própria ciência e as tecnologias tornaram possível desenvolver os projetos de pesquisa e atravessar as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19 para a execução das atividades de iniciação científica.
Downloads
References
Brasil, Opas/Oms. Folha Informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Organização Pan-Americana da Saúde. 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875>. Acesso em 17. jul. 2020a
Brasil. Portaria n° 376, de 3 de abril de 2020. Diário Oficial da União (DOU). 2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119>. A cesso em 16. jul. 2020b.
Bridi, Jamile Cristina Ajub. (2010). A pesquisa na formação do estudante universitário = a iniciação científica como espaço de possibilidades. 214 p. Tese de doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251430>. Acesso em: 06 maio. 2021.
Freire, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
Massi, L., & Queiroz, S. L. (2010). Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, 40(139), 173-197.