ENTRE A GESTÃO E A FOME: UM ESTUDO DE CASO DO RESTAURANTE POPULAR NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ

Authors

  • Anna Paula de Araújo Bornancin Universidade Federal do Paraná
  • Denyan Mariano Pinto

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2018.1.1.3277

Keywords:

Alimentação, Consumidor, Litoral do Paraná.

Abstract

A partir da aceleração da urbanização no Brasil, um novo contexto surgiu nos aspectos de vida da população, a partir da inversão dos fluxos populacionais quando os grandes centros urbanos passaram a ter mais habitantes que a zona rural, o acesso a alimentos se tornou mais dificultado especialmente as pessoas de menor poder aquisitivo. O governo brasileiro implantou um programa de restaurantes populares com vias a mitigar a fome. Apesar da relevância dos restaurantes populares, até o momento poucos estudos foram realizados sobre o tema no que se refere ao atendimento prestados por esses estabelecimentos. Neste contexto realizou-se pesquisa exploratória descritiva entre julho e setembro de 2016, com entrevistas presenciais junto a 64 consumidores que frequentavam diariamente o restaurante popular do municí­pio de Paranaguá. O estudo revelou que o consumidor do restaurante popular no litoral do Paraná era frequentado de forma igualitária entre os gêneros que estavam em idade economicamente ativa, sendo na totalidade pessoas de baixa renda financeira. O estudo observou que a medida que o ní­vel de escolaridade e renda é fator relevante entre os consumidores, sendo que a medida que se eleva a escolaridade e a renda diminui a frequência deste consumidor no restaurante popular. Os principais fatores de que influencia no processo de decisão de consumo no restaurante popular são o baixo preço, seguido da qualidade do alimento servido. As principais implicações observadas na pesquisa de campo e que são considerados como negativas pelos consumidores foram o pequeno tamanho do restaurante, e em especial a pequena quantidade de comida servida e sendo que estes fatores necessitam de melhorias pela gestão do restaurante popular para ampliar o ní­vel de satisfação do consumidor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Anna Paula de Araújo Bornancin, Universidade Federal do Paraná

Mestrado pela Universidade Federal do Paraná

References

Descrição sócio-demográfica, laboral e de saúde dos trabalhadores do setor de serviços de alimentação dos restaurantes populares do estado do Rio de Janeiro. Rev. Nutr., Campinas , v. 23, n. 6, p. 969-982, Dec. 2010

ANACLETO, Adilson; COELHO, Andersandra Pereira; CURVELO, Eder Bruno Couto. As mulheres empreendedoras e as feiras livres no litoral do Paraná. Faz Ciência, vol. 18, n. 27, jan/jun de 2016 – p. 118-139.

ANACLETO, A., NEGRELLE, R. R. B., MURARO, D., & TOYOFUKU, T. M. Profile and behavior of the bromeliads consumer in Paraná State-Brazil. Business Management Review, v. 5, n. 1, p. 12-19, 2014.

BARRETO, Sandhi Maria Análise da estratégia global para alimentação, atividade fí­sica e saúde, da Organização Mundial da Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasí­lia , v. 14, n. 1, p. 41-68, mar. 2005 .

BELIK, WALTER; SILVA, JOSÉ GRAZIANO DA; TAKAGI, MAYA. Polí­ticas de combate í fome no Brasil. São Paulo Perspec., São Paulo , v. 15, n. 4, p. 119-129, Dec. 2001 .

CASTRO, J. Geografia da Fome. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1967.

CRISPIM MOREIRA Diretor do Departamento de Promoção de Sistemas Descentralizados. Manual do Programa dos Restaurantes Populares:Brasí­lia Setembro de 2014. PATRUS Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate í Fome.

CLARKE, Greg. Marketing de serviços e resultados. São Paulo: Futura, 2001.

COBRA, Marcos. Administração de marketing: 2 ed. São Paulo: Atlas, 1992.

FOOD SERVICE BRASIL. Disponí­vel em: http://www.institutofoodservicebrasil.org.br/, Acesso em: 20 out. 2017

FREITAS, C. C. G. MAÇANEIRO, M.B; KUHL, M. R; SEGATTO, A. P.; DOLIVEIRA, S. L. D. ; LIMA, L. F.Transferência tecnológica e inovação por meio da sustentabilidade. Revista de Administração Pública, 2012, v.46, n.2, p. 363-384.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Disponí­vel em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=411820&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas. Acesso em: 20 out. 2016

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Pesquisa de orçamentos familiares 2002-2003. Rio de Janeiro: IBGE; 2004. Disponí­vel em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=411820&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas. Acesso em: 20 out. 2017

Published

2018-11-30

Issue

Section

Artigos