STATUS E APRENDIZAGEM COLETIVA EM REDES INTERORGANIZACIONAIS

ANÁLISE DE UM SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO

Autores

  • Rodrigo Souza da Costa Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Marcos Vinícius Pereira Correa

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2024.6.2.9208

Resumo

O propósito geral deste trabalho é examinar de que forma o status das organizações influencia o aprendizado entre os atores de um Arranjo Produtivo Local (APL) APL sob a perspectiva dos Sistemas Adaptativos Complexos (SAC). Os APL) têm se tornado espaço relevante para o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem, com o objetivo de promover o compartilhamento de conhecimento, sobretudo, entre pequenas e médias organizações. Nesse contexto, a literatura tem apresentado poucos estudos empíricos a respeito das redes organizacionais como referência para a aprendizagem compartilhada em processos de internacionalização (MCNAMARA, 2005). A análise dos dados foi realizada por uma análise de conteúdo que se se trata de um conjunto de técnicas de exame de mensagens de forma sistemática e objetiva, tanto de forma qualitativa, como quantitativa, que possibilitem inferência acerca do conteúdo da mensagem. A análise utilizada neste trabalho foi utilizou-se o tema como forma de unidade de registro para que se possibilite que a análise temática tenha condições de encontrar “núcleos de sentido” na comunicação (BARDIN, 2002). Como resultado, destaca-se que os níveis de status de atores que atuem em Sistemas Adaptativos Complexos (SAC) são elementos que em uma comunidade de aprendizagem tem potencial para auxiliar o processo colaborativo e inter-relação organizacional, que apresentam interesses comuns de atuação e suas exigências adaptativas, por meio do compartilhamento de experiências, conhecimentos e busca de informações, facilitada por agência legitimada, com a finalidade de tornar mais efetivo o desempenho individual e coletivo de seus participantes.

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Publicado

2024-06-07

Edição

Seção

Artigos