MODELOS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2024.6.2.8394Resumo
O objetivo da pesquisa foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre modelos de gestão da inovação em pequenas e médias empresas de tecnologia da informação e comunicação. Para isso, foi utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica e adotado um protocolo Kitchenham que garantiu a qualidade dos estudos selecionados. Os principais resultados incluem a identificação de estratégias inovadoras robustas que poderiam ser incorporadas às empresas para otimizar o desempenho, além da necessidade de esquematizar modelos de negócios inovadores e flexíveis. Para estudos qualitativos, a pesquisa exploratório-descritiva foi fundamental, garantindo flexibilidade nos procedimentos metodológicos e possibilidade de descobertas inesperadas. Já para estudos quantitativos, os resultados se concentraram em importantes resultados relacionados à medição do sucesso da inovação nas PMEs de TIC, fornecendo um quadro para avaliar o sucesso através da adoção de processos e modelos que podem ser utilizados em outras áreas. As considerações finais apontaram para a importância da gestão da inovação nessas empresas para a criação e desenvolvimento de produtos e serviços avançados e diferenciados, destacando a relevância da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977) para a análise dos dados. A conclusão para estudos quantitativos enfatizou a importância da estratégia de amostragem bem fundamentada, dos critérios bem definidos de seleção de estudos e extração de informações, que garantiram uma abordagem sistemática e reprodutível para identificar, avaliar e interpretar todas as pesquisas relevantes disponíveis sobre uma questão específica.
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