As relações entre corpo e gênero na escola
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v10i20.312Palavras-chave:
Corpo, gênero, controle, escolaResumo
O trabalho pretende apresentar algumas cenas escolares relacionadas às questões de gênero presentes em uma escola de Goiânia. Para isso, buscamos observar como o controle do corpo está presente na escola e como aparecem as relações de gênero nas aulas de Educação Física. A pesquisa ocorreu em quatro turmas do ensino fundamental de uma escola estadual, em novembro de 2015. Os instrumentos utilizados foram: observação e anotações de campo. Os resultados demonstraram que a intervenção pedagógica não foi eficiente para enfrentar os desafios que as concepções generificadas de corpo e de atividades corporais têm apresentado. O espaço escolar reproduziu valores culturais de exclusão dos mais fracos, lugar de controle dos corpos dos menos habilidosos e das meninas, refletindo práticas sociais sexistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 kelly Cristiny Martins Evangelista, Tadeu João Ribeiro Baptista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.