As relações entre corpo e gênero na escola
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v10i20.312Keywords:
Corpo, gênero, controle, escolaAbstract
O trabalho pretende apresentar algumas cenas escolares relacionadas às questões de gênero presentes em uma escola de Goiânia. Para isso, buscamos observar como o controle do corpo está presente na escola e como aparecem as relações de gênero nas aulas de Educação Física. A pesquisa ocorreu em quatro turmas do ensino fundamental de uma escola estadual, em novembro de 2015. Os instrumentos utilizados foram: observação e anotações de campo. Os resultados demonstraram que a intervenção pedagógica não foi eficiente para enfrentar os desafios que as concepções generificadas de corpo e de atividades corporais têm apresentado. O espaço escolar reproduziu valores culturais de exclusão dos mais fracos, lugar de controle dos corpos dos menos habilidosos e das meninas, refletindo práticas sociais sexistas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 kelly Cristiny Martins Evangelista, Tadeu João Ribeiro Baptista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.