O gênero como marca de sociabilidades entre adolescentes escolares
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v10i20.440Palavras-chave:
Gênero, Sociabilidades Adolescentes, Escola BásicaResumo
Trata-se de um estudo bibliográfico sobre o gênero como marca de sociabilidades entre adolescentes escolares. Tem o objetivo de analisar, segundo Bardin (2011), o que dizem teses e dissertações, defendidas em Programas de Pós-Graduação brasileiros entre 2004 e 2013, sobre esta temática. Como aporte teórico recorreu-se a Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014) e Coelho (2009). Os resultados revelam que o estudo sobre as influências do gênero nas sociabilidades adolescentes, neste período, apresentam o preconceito e a violência institucional como principais agentes influenciadores da aceitação (ou não) coletiva e da permanência de adolescentes homossexuais e transgêneros na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Anderson Patrick Rodrigues, Wilma de Nazaré Baia Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.