Desenvolvimento de projetos de vida de jovens no ensino médio: análise de uma proposta embasada na aprendizagem baseada em problemas e por projetos (ABPP)
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v9i18.499Palabras clave:
Projetos de vida, aprendizagem baseada em problemas e por projetos, educação moralResumen
O presente artigo objetiva analisar uma proposta com base na Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) para o desenvolvimento de projetos de vida de estudantes do Ensino Médio de uma escola particular da Zona Sul da cidade de São Paulo. A análise centrou-se no trabalho realizado no ano de 2015, com jovens do 3º ano do Ensino Médio, na construção de protótipos pautados nas áreas de atuação profissional que desejam seguir futuramente, com vistas a atender problemáticas sociais. Foi analisado o percurso do total de 92 estudantes (em 40 grupos de até três alunos) e da tutora. Como resultados, observou-se: a área de atuação profissional escolhida, as características dos protótipos desenvolvidos e o engajamento dos jovens no percurso de construção do trabalho. Verificou-se que os jovens estão centrados em um número restrito de profissões, mas os protótipos efetivamente atendem à proposta de atuação social, com o olhar das áreas escolhidas. Também foi verificada grande participação dos estudantes e reconhecimento de que o processo foi benéfico para sua formação. Concluímos que o trabalho com ABPP, relacionado aos projetos de vida dos jovens, pode ser profícuo para oportunizar reflexões acerca das conexões entre carreira profissional e atuação ética na sociedade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Viviane Potenza Guimarães Pinheiro, Valeria Amorim Arantes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.