A constituição do professor de matemática na vivência do estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v9i18.502Palabras clave:
Formação do professor de matemática, vivência em estágio supervisionado, constituição do professor de matemática, conceito de compreensãoResumen
Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida por um grupo de professoras que atuam/ram em um curso de licenciatura em Matemática de uma instituição do interior do Rio Grande do Sul. Investiga-se a seguinte questão: Como a vivência de estágio supervisionado possibilita aos licenciandos se constituírem em professores de matemática da Educação Básica? Como material empírico, consideram-se os Relatórios de Estágio do Ensino Fundamental e do Ensino Médio dos anos de 2009 a 2011, perfazendo um total de 20 trabalhos. Para dar conta de tais análises, toma-se o conceito de compreensão proposto por Lee Shulman (1987, 1992, 2005), em que destaca que as ideias e conceitos a serem ensinados, precisam ser transformadas, de modo que os licenciandos compreendam a essência do ato de raciocinar pedagogicamente, o que se constitui no exercício da docência; que o licenciando em vivência de estágio necessita compreender o conteúdo matemático, ter intencionalidade para ensinar, realizar escolhas metodológicas, refletir sobre suas escolhas e conseguir analisá-las para constituir-se como professor de matemática.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cátia Maria Nehring, Marta Cristina Cezar Pozzobon, Isabel Koltermann Battisti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.