Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v7i13.279Resumen
Este artigo é fruto da colaboração entre pesquisadores do Brasil e da Espanha. O objetivo é apresentar o trabalho com a estratégia de projetos na escola como alternativa ao modelo pautado na transferência de conhecimentos. Na base desse trabalho está a ideia de interação complexa entre tradição e inovação, já que à escola cabe tanto a conservação da herança cultural quanto a criação de novos conhecimentos que permitam enfrentar os desafios do século XXI. Para análise, trazemos dois projetos desenvolvidos em escolas do Brasil e Espanha. Nossas pesquisas demonstram que a estratégia de projetos possibilita o desenvolvimento de um planejamento docente que promove uma maior participação dos(as) alunos(as) no processo de aprendizagem e conecta a escola com os problemas sociais e a vida.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Carmen Maté García, Xus de Miguel Vallejo, Ricardo Fernandes Pátaro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.