Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha

Autores/as

  • Carmen Maté García
  • Xus de Miguel Vallejo
  • Ricardo Fernandes Pátaro

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v7i13.279

Resumen

Este artigo é fruto da colaboração entre pesquisadores do Brasil e da Espanha. O objetivo é apresentar o trabalho com a estratégia de projetos na escola como alternativa ao modelo pautado na transferência de conhecimentos. Na base desse trabalho está a ideia de interação complexa entre tradição e inovação, já que à escola cabe tanto a conservação da herança cultural quanto a criação de novos conhecimentos que permitam enfrentar os desafios do século XXI. Para análise, trazemos dois projetos desenvolvidos em escolas do Brasil e Espanha. Nossas pesquisas demonstram que a estratégia de projetos possibilita o desenvolvimento de um planejamento docente que promove uma maior participação dos(as) alunos(as) no processo de aprendizagem e conecta a escola com os problemas sociais e a vida.

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Publicado

2017-05-12