Greve dos professores do estado de São Paulo: efeitos de (im)parcialidade em manchetes de dois jornais paulistas
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v2i3.45Resumen
A partir de um corpus extraído de manchetes jornalísticas da Folha Online e do Estadão Online, sobre a greve dos professores do estado de São Paulo, procuramos verificar se os efeitos de sentido produzidos nessas manchetes apontam para algum tipo de filiação a posicionamentos (favoráveis ou contrários) em relação ao fato noticiado. A análise tem como aporte teórico a Análise do Discurso de linha francesa e a teoria da comunicação. Ambos os jornais produziram efeitos de parcialidade, por meio do agendamento e do enquadramento das manchetes, porém, a Folha Online se mostrou mais filiada a um posicionamento contrário à greve, enquanto o Estadão Online demonstrou maior filiação a um posicionamento favorável.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Raquel Tiemi Masuda Mareco, Maria Célia Cortez Passetti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.