NOVA EDIÇÃO PUBLICADA! - Revista NUPEM
Está no ar o Dossiê Formação de professores que ensinam Matemática e identidade profissional docente.
Conforme os organizadores, nas últimas décadas, investigadores e formadores que atuam em programas de formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM) têm trabalhado na busca de compreender: a natureza e a estrutura dos conhecimentos necessários aos PEM; a organização do ensino para essa formação; as histórias de professores e de formadores; o desenvolvimento profissional, a identidade profissional docente (IPD) e a aprendizagem de PEM; fatores intervenientes nos processos de formação; a articulação entre a universidade e a escola para a formação de PEM, dentre outras temáticas.
Este dossiê está organizado a partir de textos que decorrem de pesquisas sobre a formação inicial e continuada de PEM que consideram esses desafios. Discutir a formação de professores articulada ao movimento de constituição da IPD envolve a interação de diferentes aspectos, quais sejam: conhecimento matemático; conhecimento sobre o ensino de Matemática; compreensão de como estudantes aprendem; conhecimentos, expectativas, concepções e interesses de formandos; características, conhecimentos e concepções de formadores e de outros participantes de programas de formação; propósitos, formas de avaliação, currículo, aproximações pedagógicas e organização de programas de formação; organização e propósitos de sistemas educacionais, de materiais pedagógicos e de pesquisas educacionais, dentre outros.
Além disso, a edição conta um artigo de temática livre.
Você pode ler toda a edição acessando, abaixo, o site da NUPEM. E também pode compartilhar com quem se interessa pelo tema.
https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/issue/view/436
Aproveite! Boas leituras!