Trabalho docente nas salas de apoio pedagógico: primeiras aproximações

Autores/as

  • Solange Rosskamp
  • Aliciene Fusca Machado

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v6i10.226

Resumen

Este trabalho objetiva apreender as concepções de professores e diretores sobre o trabalho docente nas salas de apoio pedagógico. Apoiadas no referencial materialista histórico e dialético, foram realizadas entrevistas exploratórias com a gestora do Programa de Apoio de um município de Santa Catarina, duas professoras e duas diretoras de escolas que sediam essas salas. Machado (1994), Contreras (2002), Patto (2010), entre outros, foram autores de referência para a análise. Os principais achados apontam para a vigência de um padrão idealizado ao lidar com as diferenças dos estudantes em seu processo de escolarização, traduzido em ações educativas de cunho individualizante tendo como foco principal o desempenho do estudante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-05-11