As formas de organização das crianças para o brincar em uma instituição de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v9i18.505Keywords:
Brincar, crianças, sociologia da infânciaAbstract
A pesquisa buscou compreender o modo como as crianças se organizam para o brincar considerando as interações e as trocas entre os pares. A pesquisa foi realizada em uma instituição de educação infantil localizada no sul de Minas Gerais e a metodologia utilizada contemplou observação do cotidiano, filmagens seguidas de produção do diário de campo e realização de entrevista. Os resultados encontrados apontam que o brincar fazia parte das atividades diárias da instituição pesquisada, porém, ocorria a partir de duas perspectivas distintas: a dos adultos e a das crianças. A compreensão institucional sobre o brincar está pautada na sua utilização como recurso pedagógico ou controle, porém, as crianças subvertem essas propostas baseadas numa lógica adulta.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Fabiana de Oliveira, Tammy Silveira Ito
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.