A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v5i8.184Abstract
Neste trabalho, pretendeu-se investigar a eficacia da utilizacao do RPG A Saga da Fisica como estrategia didatica dentro da disciplina de Historia e Epistemologia da Fisica, do curso de Licenciatura em Fisica de uma universidade privada do sul do Brasil, em 2012. Pretendia-se que os estudantes imergissem profundamente nas camadas de realidade do RPG e relacionassem suas motivacoes internas com as motivações dos personagens historicos, de forma que vivenciassem os motivos das descobertas cientificas, cada uma a seu tempo, propiciando aos estudantes problematizar o seu olhar em relacao a Historia da Ciencia. Ao final da sequencia de episodios, um questionario, contendo questoes fechadas e abertas, sobre suas impressoes foi aplicado aos 15 alunos matriculados. A analise das respostas sugere que os objetivos acima foram atingidos, ainda que parcialmente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Renato P. dos Santos, Rossano André Dal-Farra
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.