Residência Pedagógica e Lesson Study: orquestrando diferentes vozes na constituição identitária de um futuro professor de Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.8996

Palavras-chave:

Identidade Profissional Docente, Residência Pedagógica, Análise narrativa, Estudo da aula

Resumo

Este estudo, extrato de uma pesquisa em andamento, tem por objetivo analisar como um Futuro Professor de Matemática (FPM), participante do Programa de Residência Pedagógica (PRP) com Lesson Study (LS), orquestra vozes e práticas provenientes da universidade (curso de licenciatura em Matemática), de sua escolarização básica e da escola onde realiza o PRP para construir compreensões sobre si mesmo como FPM. Sob uma perspectiva sociocultural, os conceitos de “mundo figurado” e “espaço de construção de autoria” foram utilizados como ferramentas teóricas para um estudo de caso interpretativo. Os resultados indicam que este PRP se caracteriza como um “mundo figurado” em construção, onde os participantes problematizam e ressignificam práticas e discursos provenientes dos mundos figurados da licenciatura do ensino escolar, e autorizam-se a projetar práticas mais exploratórias aos seus alunos. O caso R1 evidencia estar em processo de reconstituição identitária, no contexto do PRP-LS, para elaborar e implementar essas práticas na escola.

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Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática e identidade profissional docente