Loreta Valadares, Anna Maria Maiolino e a resistência à ditadura militar brasileira: uma perspectiva de “teor testemunhal” e de gênero
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.38.8633Palavras-chave:
Loreta Valadares, Anna Maria Maiolino, Gênero, TestemunhoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar contrastivamente os poemas “Onde estão os homens?” (1966) e “às companheiras e companheiros” (1995), de Loreta Valadares, e as fotografias “Por um fio” (1976) e “Entrevidas” (1981), de Anna Maria Maiolino, com vistas a verificar como ambas representaram a repressão ocorrida no período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Com a discussão, é possível perceber que as artistas, além de representarem a opressão do Estado, evidenciaram o autoritarismo e a “dominação masculina” imposta até mesmo em grupos de militância e na própria estrutura familiar pessoal. Nesse sentido, as obras marcam a contestação, a representação do feminino, o silêncio e a herança patriarcal atravessados pelo “teor testemunhal”. Este estudo justifica-se em razão do “Mal de Alzheimer Nacional” que assola a sociedade brasileira e impulsiona a necessidade de recuperar obras e artistas que representam o período de exceção.
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