A escrita de si na formação crítica de estudantes do Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.37.7903Palavras-chave:
Escrita poética de si, Formação de jovens, Novo Ensino Médio, LiteraturaResumo
Apresentamos reflexões sobre a escrita de si como dispositivo poético-criativo no Novo Ensino Médio. Admitimos como pressuposto que a “reflexividade autobiográfica” (Passeggi, 2011, p. 148), em situação de interlocução com o si mesmo e com o outro, promove a formação crítica pela tomada de consciência de suas potencialidades heurísticas e hermenêuticas. O corpus compreende 22 textos, elaborados por estudantes da primeira série em Oficinas de criação, na disciplina de Produção Textual, em um colégio de São Paulo (SP). Para as análises, escolhemos o poema “Ser”, de Carla Adriani, aluna que participou da pesquisa, por ser representativo da importância da escrita poética de si para a reflexão crítica e sua formação. Estimamos que o reconhecimento da palavra de adolescentes enquanto pessoas historicamente situadas e capazes de refletir criticamente sobre suas próprias experiências, frequentemente negligenciadas, trazem contribuições significativas para inovações estético-poéticas no Novo Ensino Médio e avanços para a pesquisa qualitativa, relacionados à formação crítica de jovens estudantes.
Downloads
Referências
Fontes
ADRIANI, Carla. Ser. Poema produzido em disciplina de produção textual. São Paulo, 2022.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
BARROS, Manoel de. Meu quintal é o maior do mundo (antologia). Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3MP6X5n. Acesso em: 17 nov. 2023.
COLLOT, Michel. O Outro no Mesmo. Revista ALEA: Estudos Neolatinos, v. 8, n. 1, p. 29-38, jan./jun. 2006.
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal; São Paulo: EDUFRN; Paulus, 2010, p. 59-79.
NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal; São Paulo: EDUFRN; Paulus, 2010.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Revista Educação, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.
PASSEGGI, Maria da Conceição et al. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Revista Educação, v. 39, n. 1, p. 85-104, jan./abr. 2014.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
RICŒUR, Paul. O si-mesmo como outro. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria da Conceição Passeggi, Patrícia de Ávila Vechiatto Cajai
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.