A formação inicial de professores de Geografia: entre memórias escolares e experiências docentes
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.37.7891Palavras-chave:
Formação de professores, Docência, Ensino de Geografia, NarrativasResumo
O artigo aborda a licenciatura em Geografia e, nela, busca compreender o papel das memórias das experiências escolares e o diálogo com docentes da educação básica na formação inicial. Utiliza registros de uma disciplina do curso e o grupo focal como estratégia de geração dos dados. A análise identifica a necessidade de ampliação de oportunidades de aproximação entre teoria e prática da/na profissão. Também revela incertezas em relação às aprendizagens acadêmicas como capazes de dar conta dos desafios da profissão. Outro aspecto, vivências com a Geografia escolar e influências na formação inicial, indicou que o diálogo entre estudantes e docentes da escola básica é promotor de aprendizagens, porém, não há necessariamente um entendimento de que esses sujeitos são colaboradores da formação. A investigação indica que as experiências da vida escolar dos graduandos influenciaram em suas escolhas pela docência e o tipo de formação inicial vivenciada interfere em suas expectativas profissionais.
Downloads
Referências
Fontes
ANA. Entrevista concedida à Karen Duarte Ruzicki. Pelotas, 2022.
JOSÉ. Entrevista concedida à Karen Duarte Ruzicki. Pelotas, 2022.
MARIA. Entrevista concedida à Karen Duarte Ruzicki. Pelotas, 2022.
PEDRO. Entrevista concedida à Karen Duarte Ruzicki. Pelotas, 2022.
Referências
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memórias, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História da Educação, n. 14, p. 79-95, 2003.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FREITAS, Vera Lúcia Chalegrede. Experiência e construção de si: contribuições da pesquisa (auto)biográfica para a formação de professores. Cadernos de Educação, n. 57, p. 45-58, jul./dez. 2017.
AZEVEDO, Janete. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997.
BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes; PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Vanda Moreira Machado. Formar professores intelectuais crítico-reflexivos nos cursos de licenciatura apesar das diretrizes nacionais: transgressões possíveis. Nuances Estudos sobre Educação, v. 32, e021026, jan./dez. 2021.
BOHRER, Marcos; ROCKEMBACH, Igor; KAERCHER, Nestor. Pensar a docência é pensar a nossa existência: dúvidas e contrastes na expectativa de carreira docente de futuros professores de geografia. Signos Geográficos, v. 3, p. 1-20, 2021.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Raciocínio geográfico e a teoria do reconhecimento na formação do professor de Geografia. Signos Geográficos, v. 1, p. 1-20, 2019.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; TEIXEIRA, Christiano Corrêa. Que Geografia há na educação para o campo? In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (Orgs.). Movimentos para ensinar Geografia-oscilações. Porto Alegre: Ed. Letra 1, 2016, p. 279-288.
COSTA, Elisangela André da Silva; PIMENTA, Selma Garrido. Desafios e aprendizagens do diálogo e da profissão: com a fala os/as professores/as da educação básica. Acta Scientiarum Education, v. 43, e55483, p. 1-13, 2021.
CUNHA, Maria Isabel. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação em Pesquisa, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013.
FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação e Sociedade, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr./jun. 2012.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
KAERCHER, Nestor André. Práticas geográficas para lerpensar o mundo, converentendersar com o outro e entenderscobrir a si mesmo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André; REGO, Nelson (Orgs.). Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Artmed: Porto Alegre, 2007, p. 15-34.
MENEZES, Victória Sabbado. Das vidas vividas às vidas contadas: o método (auto)biográfico na formação inicial de professores de geografia. Geografia Ensino e Pesquisa, v. 4, p. 266-273, 2021.
MENEZES, Victória Sabbado; COSTELLA, Roselane Zordan. Por entre memórias da vida escolar e acadêmica: a formação docente em Geografia em questão. Revista Tamoios, v. 15, n. 2, p. 195-205, jul./dez. 2019.
NÓVOA, Antônio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1.106-1.133, out./dez. 2017.
PINTO, Umberto de Andrade. A docência em contexto e os impactos das políticas públicas em educação no campo da didática. In: LIBÂNEO, Jose Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012, p. 513-533.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lígia Cardoso Carlos, Karen Duarte Ruzicki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.