Narrativas de professores: saberes profissionais na construção do saber fazer docência
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.37.7867Palavras-chave:
Ensino, Saberes pedagógicos, Narrativas de profissionaisResumo
Este texto está fundamentado em estudos acerca da narrativa e da reflexividade das experiências vivenciadas em diferentes contextos, vinculado a um projeto de pesquisa sob o título “Narrativas de Saberes Profissionais: diálogos sobre o agente de letramento e o ensino de línguas”. A finalidade deste artigo é analisar os saberes profissionais na construção do fazer docente por meio de narrativas de professores em tempos de pandemia. Os sujeitos foram três professores regularmente matriculados no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Campo Grande, com entrevistas semiestruturadas, que serviram de instrumentos de recolha das narrativas. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos de Street (2003), Nóvoa (2010) e Passeggi (2021). Trata-se de estudo de natureza descritivo-interpretativa, narrativo, apontando como resultados um panorama de ressignificação de práticas de ensino e a necessidade de investimentos em infraestrutura tecnológica na formação continuada de professores.
Downloads
Referências
Fontes
DOCENTE 01. Entrevista concedida à Neide Araujo Castilho Teno. Campo Grande, 2021
DOCENTE 02. Entrevista concedida à Neide Araujo Castilho Teno. Campo Grande, 2021
DOCENTE 03. Entrevista concedida à Neide Araujo Castilho Teno. Campo Grande, 2021
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.
BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor de Educação Física e a construção do saber. Campinas: Papirus, 1998.
BORGES, Cecilia Maria Fernandes; TARDIF, Maurice. Apresentação. Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, p. 11-26, 2001.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos digitais e formação de professores. In: Congresso Ibero-Americano EducaRede: Educação, Internet e Oportunidade. Anais... São Paulo: Memoria da América Latina, 2006, p. 1-14.
CIENSINAR. Wordwall – crie atividades gamificadas a partir da associação entre palavras. Grupo de Estudos e Pesquisas Ciensinar. Juiz de Fora. 2020. Disponível em: https://bit.ly/47n496G. Acesso em: 02 jan. 2023.
CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. Relatos de experiência e investigacion narrativa. In: LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente. Barcelona: Editorial Laertes, 1995, p. 223-236.
CLANDININ Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EdUFU, 2011.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
FIORENTINI, Dario; SOUZA JÚNIOR, Arlindo Jose; MELO, Gilberto Francisco Alves. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, Corinta Maria; FIORENTINI, Dario; PEREIRS, Elisabete (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, 1998, p. 307-335.
FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, v. 26, n. 3, p. 335-352, 2010.
KLEIMAN, Ângela Del Carmem Bustos. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas; Brasília: UNICAMP; MEC, 2005.
KLEIMAN, Ângela Del Carmem Bustos. Letramento e suas implicações para o ensino de Língua materna. Signo, v. 32, n. 53, p. 1-25, 2007.
NÓVOA, Antonio (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1.106-1.133, out./dez. 2017.
NÓVOA, Antônio. Os Professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação e Realidade, v. 44, n. 3, [s.I.], 2019.
NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal; São Paulo: EDUFRN; Paulus, 2010.
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, v. 22, n. 74, p. 27-42, 2001.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 44, p. 93-113, jan./mar. 2021.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O Movimento (Auto) biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigacion Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação – Quando as memórias narram a história de formação. In: PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura (Orgs.). Porque escrever é fazer história: revelações-subversões-superações. Campinas: Alínea, 2007, p. 45-60.
ROJO, Roxane Helena; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Minas Gerais: Lê, 1998.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice; GAUTHIER, Clermont. O saber profissional dos professores-fundamentos e epistemologia. In: Seminário de Pesquisa Sobre o Saber Docente. Anais... Fortaleza: UFCE, 1996, [s.I.].
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, p. 209-244, 2000.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Orgs.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 79-92.
STREET, Brian. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. In: Teleconferência Unesco Brasil: letramento e diversidade. Anais... Brasília: Unesco Brasil, 2003, p. 1-17.
TENO, Neide Araújo Castilho. Narrativas de trajetórias docentes e a construção de Identidade do professor. Curitiba: Editora CRV, 2020.
XAVIER, Antônio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. In. SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 133-148.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Neide Araujo Castilho Teno, Elza Sabino da Silva Bueno, Ivo Di Camargo Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.