Escola em Moçambique: reflexões sobre preconceito étnico-racial
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2022.14.31.74-90Palavras-chave:
Preconceito étnico-racial, Escola, Racismo, EducaçãoResumo
Pretendeu-se com este estudo refletir acerca do preconceito étnico-racial em uma escola portuguesa que se localiza na província da Zambézia. A pesquisa de carácter exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, contando com a participação de cinco sujeitos: três professores e duas professoras. Como instrumento de recolha de dados foi usada entrevista semiestruturada para professores, aplicando a análise de conteúdo. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas teorias de Bento (2011), Cavalleiro (2004) e Munanga (2005), que colaboraram para a conclusão de que a criança desde muito cedo passa a conviver com o racismo, e que a escola é responsável, em parte, pela construção e disseminação das relações de preconceito étnico-racial.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. Vidas ameaçadas: exigências-respostas éticas da educação e da docência. Petrópolis: Vozes, 2019.
AZEVEDO, Celia. Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites século XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
BENTO, Maria Aparecida Silva (Org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, 2011.
CAVALLEIRO, Eliane. Identificando o racismo, o preconceito e a discriminação racial na escola. In: LIMA, Ivan Costa et al. (Orgs.). Os negros e a escola brasileira. Florianópolis: NEN, 2004.
CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. O olhar imperial e a invenção da África. In: HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. A África na sala de aula: visita a história contemporânea. São Paulo: Selo, 2005, p. 17-44.
HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.
LOPES, Nei. Introdução ao racismo. In: LOPES, Nei. O racismo explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007, p. 12-13.
MOREIRA, Antônio Flávio. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
MOTA, Myriam Becho. Ensino de história e cultura afro-brasileira: uma análise do caderno do professor de história do ensino médio público paulista. 106f. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Marília, 2014.
MOURA, Clovis. O negro de bom escravo a mal cidadão. Rio de Janeiro: Conquista, 1977.
MUNANGA, Kabengele. Os estereótipos racistas nas falas de educadores. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
PINTO, Regina Pahim. A escola e a questão da pluralidade étnica. Cadernos de Pesquisa, n. 55, p. 3-17, 1985.
RAUEM, Margarida; VERILLO, Josmar. Racismo em educação. Revista USP, n. 8, p. 43-44, 1991.
REIS, Liana Maria. O racismo nas escolas privadas e públicas. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
SANTANA, Antônio Olímpio. História e conceitos básicos sobre o racismo e seus derivados. In: MUNANGA, Kabengelen (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005, p. 9-10.
SANTOS, Maria José Pereira; GALVÃO, Mariana. Direitos humanos e as relações étnico-raciais e de gênero. In: MORAIS, Célio Vanderlei (Org.). Educação, participação política e direitos humanos. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011, p. 81-93.
SILVA, Vanessa Cristina. O dia da consciência negra no Brasil: algumas reflexões. Bilros, v. 2, n. 3, p. 153-166, jul./dez. 2014.
SILVA, Vera Lucia. Os estereótipos racistas nas falas de educadores infantis – suas implicações no quotidiano educacional da criança negra. 107f. Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2002.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Pesquisa Científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SOUZA, Jaíse Nascimento; PAIVA, Tatiana Rachel Andrade. Formação docente: um olhar para a universidade étnico-racial na escola. In: Congresso Nacional de Educação. Anais... Curitiba, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Almeida Meque Gomundanhe, Joao Francisco de Carvalho Choe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.