A internacionalização no Ensino Superior pelos letramentos acadêmicos: uma perspectiva necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2021.13.28.159-176

Palavras-chave:

Internacionalização, Ensino Superior, Letramentos acadêmicos, Práticas letradas

Resumo

Este estudo trata da necessidade e da relevância social dos letramentos acadêmicos no Ensino Superior, objetivando promover uma discussão acerca de iniciativas de ensino e pesquisa, como práticas letradas, envolvendo línguas estrangeiras, com vistas à internacionalização. Trata-se de um dos princípios desta Universidade, conforme Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) proposto pela Universidade Estadual do Paraná, no Brasil. Quanto à metodologia, analisamos as produções de escrita e reescrita de professores em formação, de um curso de Letras (Português/Inglês), com foco no gênero de texto Abstract e seus elementos constitutivos tomando por base as capacidades de linguagem apresentadas pela Escola de Genebra. Os resultados apontam para avanços neste processo de estudo e de produção de texto pelos estudantes, visando a uma compreensão mais ampliada dos letramentos acadêmicos considerando-se aspectos relaciona-dos à internacionalização.

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Publicado

2021-01-07