Abordagens teóricas sobre o engajamento das universidades com a sociedade: contextualização e desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2021.13.28.9-27

Palavras-chave:

Universidade Empreendedora, Universidade Cívica, Universidade Responsável, New Flagship University

Resumo

As universidades têm sido cada vez mais cobradas em ir além das missões de ensino e pesquisa e se engajar com a sociedade. Seguindo este movimento, nota-se uma evolução dos modelos teóricos. Cada modelo traz em si o contexto de sua criação, tanto em termos de localidade, quanto em temporalidade, pois os debates sobre o engajamento da universidade com a sociedade estão com constante evolução. Este artigo discute a evolução do entendimento sobre o engajamento da universidade com a sociedade a partir de quatro modelos, tendo em conta seus contextos geográficos e temporais. Os modelos analisados são: Universidade Empreendedora (Clark, 1998; Etzkowitz, 1983), Universidade Cívica (Goddard et al., 2016), Universidade Responsável (Sørensen et al., 2019), e a New Flagship University (Douglass, 2016a). Notam-se aspectos comuns, como a importância do engajamento com a economia local/regional, mas percebe-se que cada modelo aborda o engajamento com a sociedade de uma maneira diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARMAN, Linda; MCGRATH, Cormac; STÖHR, Christian. Higher Education; for free, for everyone, for real? Massive Open Online Courses (MOOCs) and the Responsible University: history and enacting rationalities for MOOC initiatives at three swedish universities. In: SØRENSEN, Mads et al. (Eds). The Responsible University: exploring the nordic context and beyond. Cham: Palgrave Macmillan, 2019, p. 117-143.

BELL, Daniel. O advento da sociedade pós-industrial. São Paulo: Cultrix, 1974.

BOYER, Ernest. The scholarship of engagement. Bulletin of the American Academy of Arts and Sciences, v. 49, n. 7, p. 18-33, abr. 1996.

CAI, Yuzhuo. Towards a socially responsible entrepreneurial university: conceptual and analytical framework building. SPIRAL, n. 1, p.1-4, 2018.

CLARK, Burton. Leadership and innovation in universities from theory to practice. Tertiary Education and Management, v. 1, n. 1, p. 7-11, 1995.

CLARK, Burton. Creating entrepreneurial universities. Oxford: Pergamon, 1998.

CLARK, Burton. The entrepreneurial university: new foundations for collegiality, autonomy, and achievement. Higher Education Management, v. 13, n. 2, p. 9-24, 2001.

CONCEIÇÃO, Pedro; HEITOR, Manuel; OLIVEIRA, Pedro. Expectations for the university in the Knowledge-Based Economy. Technological Forecasting and Social Change, v. 58, n. 3, p. 203-214, jul. 1998.

DOH, Pascal Samfoga. The responses of the Higher Education sector in the poverty reduction strategies in Africa: the case of Cameroon. 338f. Doutorado em Administração pela Tampere University. Tampere, 2012.

DOUGLASS, John Aubrey (Ed.). The new flagship university: changing the paradigm from global ranking to national relevancy. Hampshire: Springer, 2016a.

DOUGLASS, John Aubrey. The evolution of Flagship Universities: from the traditional to the new. Research & Occasional Paper Series: CSHE, v. 11, n. 16, p. 1-7, 2016b.

ETZKOWITZ, Henry. Entrepreneurial scientists and entrepreneurial universities in American academic science. Minerva, v. 21, n. 2/3, p. 198-233, jun. 1983.

ETZKOWITZ, Henry. Research groups as ‘quasi-firms’: the invention of the entrepreneurial university. Research Policy, v. 32, n. 1, p. 109-121, jan. 2003.

ETZKOWITZ, Henry et al. Pathways to the entrepreneurial university: towards a global convergence. Science and Public Policy, v. 35, n. 9, p. 681-695, nov. 2008.

ETZKOWITZ, Henry. The entrepreneurial university: vision and metrics. Industry and Higher Education, v. 30, n. 2, p. 83-97, abr. 2016.

GIMENEZ, Ana Maria Nunes. As multifaces da relação universidade-sociedade e a construção do conceito de terceira missão. 328f. Doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2017.

GODDARD, John; VALLANCE, Paul. The civic university and the leadership of place. Newcastle: Centre for Urban and Regional Development Studies (CURDS); Newcastle University, 2012.

GODDARD, John; HAZELKORN, Ellen; VALLANCE, Paul. The civic university: connecting the global and the local. In: CAPELLO, Roberta; OLECHNICKA, Agnieszka; GORZELAK, Grzegorz (Eds.). Universities, cities and regions: loci for knowledge and innovation creation. London: Routledge, 2013, p.1-34.

GODDARD, John et al. The Civic University: the policy and leadership challenges. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2016.

GOLDENBERG, José. Ciência, desenvolvimento e universidade. In: MARCOVITCH, Jacques (Org.). Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais. São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2018, p. 21-30.

HARLOE, Michael; PERRY, Beth. Universities, localities, and regional development: the emergence of the ‘Mode 2’ university? International Journal of Urban and Regional Research, v. 28, n. 1, p. 212-223, 2004.

KARLSEN, James; LARREA, Miren. Does a Responsible University need a third mission? In: SØRENSEN, Mads et al. (Eds). The Responsible University: exploring the Nordic context and beyond. Cham: Palgrave Macmillan, 2019, p. 173-199.

KEMPTON, Louise. Solução milagrosa ou o ouro dos tolos? O papel das universidades nos sistemas regionais de inovação. In: SERRA, Maurício; ROLIM, Cássio; BASTOS, Ana Paula (Orgs.). Universidades e desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D, 2018, p. 53-82.

LYYTINEN, Anu; HOLTTA, Seppo. A resposta das politécnicas finlandesas aos desafios das políticas de inovação e de desenvolvimento regional. Caderno CRH, v. 24, n. 63, p. 467-480, dez. 2011.

PULKKINEN, Kirsi; HAUTAMÄKI, Antti. Co-creation with companies: a means to enhance societal impact of university researchers? In: SØRENSEN, Mads et al. (Eds.). The Responsible University: exploring the nordic context and beyond. Cham: Palgrave Macmillan, 2019, p. 145-172.

RIGHETTI, Sabine. Qual é a melhor?: origem, indicadores, limitações e impactos dos rankings universitários. 230f. Doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2016.

RIBEIRO, Maria das Graças. A Educação Superior norte-americana: gênese de um modelo. História da Educação, v. 20, n. 48, p. 75-93, abr. 2016.

SERRA, Maurício; ROLIM, Cássio; BASTOS, Ana Paula (Orgs.). Universidades e desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D, 2018.

SØRENSEN, Mads et al. (Eds). The Responsible University: exploring the nordic context and beyond. Cham: Palgrave Macmillan, 2019.

VALLANCE, Paul. The historical roots and development of the civic university. In: GODDARD, John et al (Eds.). The Civic University: the policy and leadership challenges. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2016, p. 16-33.

Downloads

Publicado

2021-01-04