As formas de organização das crianças para o brincar em uma instituição de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v9i18.505Palavras-chave:
Brincar, crianças, sociologia da infânciaResumo
A pesquisa buscou compreender o modo como as crianças se organizam para o brincar considerando as interações e as trocas entre os pares. A pesquisa foi realizada em uma instituição de educação infantil localizada no sul de Minas Gerais e a metodologia utilizada contemplou observação do cotidiano, filmagens seguidas de produção do diário de campo e realização de entrevista. Os resultados encontrados apontam que o brincar fazia parte das atividades diárias da instituição pesquisada, porém, ocorria a partir de duas perspectivas distintas: a dos adultos e a das crianças. A compreensão institucional sobre o brincar está pautada na sua utilização como recurso pedagógico ou controle, porém, as crianças subvertem essas propostas baseadas numa lógica adulta.
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Copyright (c) 2017 Fabiana de Oliveira, Tammy Silveira Ito
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