Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v7i13.279Resumo
Este artigo é fruto da colaboração entre pesquisadores do Brasil e da Espanha. O objetivo é apresentar o trabalho com a estratégia de projetos na escola como alternativa ao modelo pautado na transferência de conhecimentos. Na base desse trabalho está a ideia de interação complexa entre tradição e inovação, já que à escola cabe tanto a conservação da herança cultural quanto a criação de novos conhecimentos que permitam enfrentar os desafios do século XXI. Para análise, trazemos dois projetos desenvolvidos em escolas do Brasil e Espanha. Nossas pesquisas demonstram que a estratégia de projetos possibilita o desenvolvimento de um planejamento docente que promove uma maior participação dos(as) alunos(as) no processo de aprendizagem e conecta a escola com os problemas sociais e a vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Carmen Maté García, Xus de Miguel Vallejo, Ricardo Fernandes Pátaro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.