Realidade no espaço virtual: micromundos no ensino de geometria
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v6i10.223Resumo
O propósito deste artigo foi de investigar o potencial de micromundos 3D imersivos para o ensino de geometria espacial. Para tanto, foi construído um laboratório virtual no Second Life, onde objetos geométricos, dispostos estrategicamente, são capazes de interagir com os aprendizes, auxiliando-os na construção de conceitos acerca dos poliedros. No ano de 2012, respeitando o currículo escolar, participaram deste experimento alunos do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio de duas escolas de Canoas, sendo uma da rede pública estadual e outra da rede privada. A interação de uma das 26 aulas experimentais será apresentada neste artigo a partir do conceito de polifonia de Bakhtin, do Construcionismo de Papert e do modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Renato P. dos Santos, Jairo Miranda Weber
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.