Greve dos professores do estado de São Paulo: efeitos de (im)parcialidade em manchetes de dois jornais paulistas
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v2i3.45Resumo
A partir de um corpus extraído de manchetes jornalísticas da Folha Online e do Estadão Online, sobre a greve dos professores do estado de São Paulo, procuramos verificar se os efeitos de sentido produzidos nessas manchetes apontam para algum tipo de filiação a posicionamentos (favoráveis ou contrários) em relação ao fato noticiado. A análise tem como aporte teórico a Análise do Discurso de linha francesa e a teoria da comunicação. Ambos os jornais produziram efeitos de parcialidade, por meio do agendamento e do enquadramento das manchetes, porém, a Folha Online se mostrou mais filiada a um posicionamento contrário à greve, enquanto o Estadão Online demonstrou maior filiação a um posicionamento favorável.
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Copyright (c) 2017 Raquel Tiemi Masuda Mareco, Maria Célia Cortez Passetti
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