Greve dos professores do estado de São Paulo: efeitos de (im)parcialidade em manchetes de dois jornais paulistas

Autores

  • Raquel Tiemi Masuda Mareco Universidade Estadual do Paraná
  • Maria Célia Cortez Passetti

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v2i3.45

Resumo

A partir de um corpus extraído de manchetes jornalísticas da Folha Online e do Estadão Online, sobre a greve dos professores do estado de São Paulo, procuramos verificar se os efeitos de sentido produzidos nessas manchetes apontam para algum tipo de filiação a posicionamentos (favoráveis ou contrários) em relação ao fato noticiado. A análise tem como aporte teórico a Análise do Discurso de linha francesa e a teoria da comunicação. Ambos os jornais produziram efeitos de parcialidade, por meio do agendamento e do enquadramento das manchetes, porém, a Folha Online se mostrou mais filiada a um posicionamento contrário à greve, enquanto o Estadão Online demonstrou maior filiação a um posicionamento favorável.

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos