Do direito à negação: os desafios do acesso e permanência de estudantes na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2023.15.34.141-157

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Evasão escolar, Fracasso escolar

Resumo

O artigo apresenta algumas reflexões sobre a evasão e a reprovação escolar de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Itapetinga (BA). O objetivo do estudo foi o de compreender a realidade dessas ocorrências em 3 unidades escolares que ofertam essa modalidade de ensino, bem como conhecer os desafios e perspectivas que se colocam para efetivar uma educação significativa para esses sujeitos. O percurso metodológico da pesquisa foi orientado pela abordagem qualitativa-descritiva. Os dados produzidos foram interpretados e analisados com base em referencias teóricos como: Haddad e Di Pierro (2000), Santos (2003), Arroyo (2018), Oliveira (2018) e a legislação educacional vigente. Consideramos que os problemas enfrentados pelas instituições de ensino da EJA necessitam de uma efetiva intervenção política e pedagógica, com vistas à efetivação de um ensino que promova o cumprimento pleno dos direitos a educação de qualidade assegurados por leis aos sujeitos da EJA garantindo além do acesso, a sua permanência nas escolas.

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Publicado

2023-01-18