Vitae memorabilem: o memorial acadêmico como escrita autobiográfica entre historiadores e antropólogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2022.14.32.41-58

Palavras-chave:

Memorial acadêmico, Ego-história, Autoetnografia, Unicamp, USP

Resumo

No Brasil o memorial acadêmico é um relato crítico autorreferenciado da trajetória cultural e intelectual de um docente universitário, exigido em concursos públicos de progressão de carreira. A partir da análise de alguns memoriais acadêmicos dos professores aprova-dos em concursos de livre-docência (e em alguns de titularidade) nos Departamentos de História e Antropologia na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Campinas (Unicamp), entre 2000 e 2015, para identificar possíveis eixos narrativos e problematizar processos de construção social da memória, tendo como referenciais a ego-história e a autoetnografia. Concluímos que os autores-narradores estão vinculados a relações particulares com seu tempo e seu ethos, o que mostra que tal tipo de documento é tanto um relato de uma trajetória como também reflexo de uma forma de institucionalização do Ensino Superior.

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Dossiê: O espaço (auto)biográfico: indivíduo, memória e sociedade