Conhecimentos histórico-educacionais tecidos por relações dialógicas e colaborativas com as crianças na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2022.14.33.83-102Palavras-chave:
Produção de conhecimentos histórico-educacionais, Cidade, PandemiaResumo
O objetivo, deste artigo, foi produzir conhecimentos históricos-educacionais na interface com a cidade junto com estudantes dos anos iniciais, da rede municipal de ensino de Campo Mourão (PR). Estimulamos as crianças a narrarem como se relacionam com a cidade e quais as experiências vividas nos espaços coletivos, por meio da construção de seis tecituras educativas. Para colocar em ação a pesquisa, trabalhamos com práticas de rememoração benjaminiana. Tal exercício foi potencializado através das relações das crianças com os lugares da cidade, fotografias, objetos, vídeos e documentos pessoais e as crianças produziram narrativas, orais, escritas e visuais. Tais narrativas foram condensadas e produzidas mônadas, sustentadas pelo aporte teórico-metodológico benjaminiano. Apesar das adversidades enfrentadas durante a pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022, produzimos conhecimentos histórico-educacio-nais pela via do diálogo e colaboração com as crianças.
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