Formação de professores de Educação Física na Amazônia: o currículo em questão
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.41.10210Palavras-chave:
Currículo, Formação de professores, Educação FísicaResumo
Este estudo discute o currículo de formação de professores de Educação Física em territórios da Amazônia. Tem como objetivos discutir as bases conceituais e históricas do currículo como projeto de poder; problematizar os marcos legais da formação de professores no Brasil; debater as diretrizes curriculares para formação de professores de Educação Física e, apresentar o currículo como resistência para uma formação em Educação Física na Amazônia, por meio da subversão de um currículo cujos marcos estão influenciados por uma lógica gerencialista. Como procedimentos metodológicos adotamos a pesquisa documental, tendo a Análise de Conteúdo como técnica de análise. Como resultados apontamos a importância da utilização de metodologias que favoreçam a contextualização e a problematização dos territórios amazônicos; o reconhecimento dos saberes específicos da região historicamente construídos, que reflete nas práticas corporais e temas transversais a serem tratados; e a problematização das relações de poder como resistência do currículo da formação em Educação Física na Amazônia.
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