Suporte para a primeira geração universitária: da família ao corpo docente
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.41.10172Palavras-chave:
Estudantes universitários, Família, Suporte socialResumo
O suporte aos jovens na universidade é fundamental para seu desenvolvimento, especialmente, em relação à primeira geração das famílias a ingressar no Ensino Superior, que enfrentam desafios agravados por desigualdades sociais. Este artigo tem por objetivo discutir como esses estudantes compreendem o suporte familiar recebido na trajetória universitária. Foram entrevistados oito estudantes bolsistas de uma instituição privada da cidade do Rio de Janeiro, com idades entre 18 e 30 anos, pertencentes à primeira geração de suas famílias a cursar graduação. Os achados demonstram que, embora as famílias ofereçam condições estruturais básicas e incentivo à permanência, a falta de referências sobre a formação universitária cria lacunas no apoio aos jovens, levando-os a recorrer ao suporte do corpo docente escolar e universitário na adaptação às demandas universitárias. Conclui-se que o suporte docente complementa o familiar, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o processo de diferenciação familiar e pertencimento à universidade.
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