“É tipo Zouk”:

eixos metodológicos para o ensino-aprendizagem em danças de salão a partir dos estudos sobre performance na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9083

Palavras-chave:

Educação, Estudos sobre Performance, Danças de salão, Eixos Metodológicos, É Tipo Zouk

Resumo

A observação de experiências de ensino de danças de salão pode revelar práticas pedagógicas cujos pressupostos relacionam-se a modelos tradicionais fundados numa lógica de educação bancária ainda persistente em contextos de ensino-aprendizagem atuais. A partir de uma perspectiva performativa, nosso estudo propõe uma reflexão em torno do ensino de danças de salão, em particular, focalizando seus processos metodológicos, e suas reverberações para a dança, em geral, como campo teórico e formativo. Com base nos estudos sobre performance na educação, nossa pesquisa de cunho qualitativo tem como objeto de análise as aulas de danças de salão, na tentativa de identificar os aspectos e sentidos tradicionais a elas subjacentes, a fim de repensá-los frente às novas possibilidades educativas na dança na contemporaneidade. No descompasso entre as danças, como prática e campo teórico, foi possível observar, tanto no ensino quanto nos bailes de danças de salão, o modo como hierarquias são (re)produzidas e perpetuadas, não só promovendo um apagamento dos sujeitos, mas também realimentando preconceitos relacionados sobretudo a questões de gênero e sexualidade. A partir desse mesmo descompasso e sob um olhar performativo, apontamos caminhos para eixos metodológicos alternativos nas aulas ministradas como parte do evento “É tipo Zouk”, caminhos estes capazes de contribuir para provocar outras maneiras de experienciar as danças de salão e, assim, reconfigurar as lógicas tradicionais vigentes nessas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julian Antonio Cazuni, Universidade Estadual do Paraná

Bacharel e Licenciado em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Artista e docente com pesquisa na área  das Danças de Salão. Idealizador do evento "É Tipo Zouk" com foco em processos artístico-educacionais e bailes na cidade de Curitiba/PR.

Jair Mario Gabardo Junior, Universidade Estadual do Paraná

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR). Bacharel e Licenciado em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Docente do Curso de Licenciatura em Dança da UNESPAR Campus Curtiba II e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq).

Downloads

Publicado

13-12-2024

Como Citar

Cazuni, J. A., & Gabardo Junior, J. M. (2024). “É tipo Zouk”:: eixos metodológicos para o ensino-aprendizagem em danças de salão a partir dos estudos sobre performance na Educação. O Mosaico, 19(2), 1–25. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9083

Edição

Seção

Desenhos de Pesquisa