“É tipo Zouk”:
eixos metodológicos para o ensino-aprendizagem em danças de salão a partir dos estudos sobre performance na Educação
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9083Palabras clave:
Educação, Estudos sobre Performance, Danças de salão, Eixos Metodológicos, É Tipo ZoukResumen
A observação de experiências de ensino de danças de salão pode revelar práticas pedagógicas cujos pressupostos relacionam-se a modelos tradicionais fundados numa lógica de educação bancária ainda persistente em contextos de ensino-aprendizagem atuais. A partir de uma perspectiva performativa, nosso estudo propõe uma reflexão em torno do ensino de danças de salão, em particular, focalizando seus processos metodológicos, e suas reverberações para a dança, em geral, como campo teórico e formativo. Com base nos estudos sobre performance na educação, nossa pesquisa de cunho qualitativo tem como objeto de análise as aulas de danças de salão, na tentativa de identificar os aspectos e sentidos tradicionais a elas subjacentes, a fim de repensá-los frente às novas possibilidades educativas na dança na contemporaneidade. No descompasso entre as danças, como prática e campo teórico, foi possível observar, tanto no ensino quanto nos bailes de danças de salão, o modo como hierarquias são (re)produzidas e perpetuadas, não só promovendo um apagamento dos sujeitos, mas também realimentando preconceitos relacionados sobretudo a questões de gênero e sexualidade. A partir desse mesmo descompasso e sob um olhar performativo, apontamos caminhos para eixos metodológicos alternativos nas aulas ministradas como parte do evento “É tipo Zouk”, caminhos estes capazes de contribuir para provocar outras maneiras de experienciar as danças de salão e, assim, reconfigurar as lógicas tradicionais vigentes nessas práticas.
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