DANÇA PARA ALÉM DO GÊNERO: IDENTIDADES TRANS NO CAMPO DA DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8245Palavras-chave:
dança; transgeneridade; corpo;Resumo
O presente trabalho objetiva compartilhar os resultados da pesquisa “Dança para além do gênero: um olhar para a transexualidade na dança” aprovada no edital nº 15/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com apoio e financiamento do IFG e do CNPQ. A investigação buscou mapear as produções acadêmicas (brasileiras/em língua portuguesa) que dialoguem com o universo transgênero na dança. O estudo se ampara em uma abordagem qualitativa exploratória-descritiva e se estrutura como uma pesquisa de revisão bibliográfica. partir de leituras acerca de dança e gênero, buscamos desvelar rastros acadêmicos ante a temática, perpassando aspectos socioculturais que tangenciam as construções de pesquisas e saberes acerca da identidade dos corpos transgênero na dança e suas diferentes formas de existência e subsistência no campo artístico. Caminhando ao lado de autores como ROUGHGARDEN (2005), SCOTT (1995), SEGATO (2012), TONELLI (2012) entre outros, este artigo busca contribuir com os debates acerca de transgeneridade e dança, dialogando com demais pesquisas e registrando hiatos e potências desvelados na jornada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.