DANÇA PARA ALÉM DO GÊNERO: IDENTIDADES TRANS NO CAMPO DA DANÇA

Autores

  • GIOVANA CONSORTE Instituto Federal de Goiás
  • Ysa Cardoso Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8245

Palavras-chave:

dança; transgeneridade; corpo;

Resumo

O presente trabalho objetiva compartilhar os resultados da pesquisa “Dança para além do gênero: um olhar para a transexualidade na dança” aprovada no edital nº 15/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com apoio e financiamento do IFG e do CNPQ. A investigação buscou mapear as produções acadêmicas (brasileiras/em língua portuguesa) que dialoguem com o universo transgênero na dança. O estudo se ampara em uma abordagem qualitativa exploratória-descritiva e se estrutura como uma pesquisa de revisão bibliográfica.  partir de leituras acerca de dança e gênero, buscamos desvelar rastros acadêmicos ante a temática, perpassando aspectos socioculturais que tangenciam as construções de pesquisas e saberes acerca da identidade dos corpos transgênero na dança e suas diferentes formas de existência e subsistência no campo artístico. Caminhando ao lado de autores como ROUGHGARDEN (2005), SCOTT (1995), SEGATO (2012), TONELLI (2012) entre outros, este artigo busca contribuir com os debates acerca de transgeneridade e dança, dialogando com demais pesquisas e registrando hiatos e potências desvelados na jornada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GIOVANA CONSORTE, Instituto Federal de Goiás

Giovana Consorte é multiartista e professora do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás. É doutoranda em Motricidade Humana, especialidade Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Especialista no ensino de Artes pela UNINTER. Mestre em Educação Ambiental e licenciada em Educação Física pela FURG. Coordenadora do grupo de pesquisa em dança Corpo Composto.

Ysa Cardoso, Instituto Federal de Goiás

Ysa Cardoso é licenciada em Dança pelo Instituto Federal de Goiás Campus Aparecida de Goiânia e tem formação em dança clássica, e experiências com dança contemporânea, educação somática, jazz funk e vogue performance. É multiartista natural do município de Aparecida de Goiânia, atua como professora de dança, bailarina, atriz, coreógrafa, ensaísta, pesquisadora e produtora cultural, com trabalhos apresentados no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

CONSORTE, G., & Cardoso, Y. (2024). DANÇA PARA ALÉM DO GÊNERO: IDENTIDADES TRANS NO CAMPO DA DANÇA: . O Mosaico, 18(1), 1–19. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8245