O corpo em escuta ativa do espaço:

freerunning enquanto experiencia estética e arte performativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2026.22.1.11990

Palavras-chave:

Freerunning, Artes performativas, Corpo-ambiente, Experiência estética, Improvisação

Resumo

O presente artigo investiga o freerunning como prática corporal e campo de experimentação estética nas artes performativas, compreendendo o movimento criativo como forma de pensamento incorporado na relação entre corpo e ambiente. A pesquisa parte da experiência artística do movimento e desenvolve-se a partir das abordagens metodológicas da prática como pesquisa e da pesquisa-criação, articulando vivências corporais, registros de processo e reflexão teórica. O estudo dialoga com as perspectivas fenomenológicas de Merleau-Ponty (1996), com a experiência estética em Dewey (2010), a Teoria do Corpomídia de Katz e Greiner (2005, 2015), a cognição incorporada de Varela, Thompson e Rosch (2016) e a performatividade do corpo em Setenta (2008), mobilizando autores que investigam as relações entre gesto, memória e experiência sensível. As experimentações foram realizadas em diferentes contextos espaciais, permitindo que o corpo em estado de presença transformasse e fosse transformado pelo ambiente em um processo de coevolução e comunicação com o meio. Os resultados evidenciam que o gesto emergente no deslocamento atualiza memórias corporais e amplia as possibilidades perceptivas e criativas do corpo em interação com o ambiente, contribuindo para ampliar as investigações sobre práticas corporais e processos de criação no campo das artes performativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welington Silva, Universidade Estadual do Paraná

Welington da Silva é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual do Paraná. Educador Físico em formação pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador e artista-performer, atua na interface entre Artes e Educação Física, com investigações sobre, improvisação, performatividade e freerunning. É licenciado em Artes pela UFPR.

Gisele Kliemann, Universidade Federal do Paraná

Gisele Kliemann é Pesquisadora, Docente da Licenciatura em Artes da Universidade Federal do Paraná, Artista da Dança. Atuação e investigação na área de Artes, Dança, incluindo temáticas voltadas à arte e educação, dança contemporânea, improvisação, composição coreográfica, corpo e processos criativos. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná; Bacharel e Licenciada em Dança pela PUC/PR.

Downloads

Publicado

03-07-2026

Como Citar

Silva, W., & Kliemann, G. (2026). O corpo em escuta ativa do espaço: : freerunning enquanto experiencia estética e arte performativa. O Mosaico, 22(1), 1–18. https://doi.org/10.33871/21750769.2026.22.1.11990

Edição

Seção

Dossiê - Bloco IV: Pedagogias e políticas do corpo