A audiodescrição como recurso poético na criação cênica:

perspectivas sobre acessibilidade a partir do espetáculo Bicho Gente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10979

Palavras-chave:

Audiodescrição, Cena, Acessibilidade

Resumo

O texto busca apresentar uma reflexão sobre a proposta da criação do espetáculo Bicho Gente(2024), desenvolvido em disciplinas curriculares obrigatórias nocurso de Licenciatura em Teatro,da Universidade Federal de Santa Maria(Santa Maria, Brasil). No foco do estudo, está o investimento na pesquisa sobre a audiodescrição em cena, de forma poética. Na análise da criação foi possível identificar dois modos de presença da audiodescrição em cena, sendo realizada pelas atrizes apenas em algumas situações e, em um segundo momento, estando presente na totalidade do espetáculo,a partir da descrição em tempo real realizada pela encenadora. Busca-se estimular a reflexão sobre a acessibilidade no campo das Artes Cênicas, em uma defesa de sua presença desde o início do processo formativo, e compartilhar possibilidades práticas do uso de recursos de acessibilidade que se tornam recursos poéticos mediante o investimento dos e das artistas no processo criativo.

Palavras-chave: Audiodescrição; Cena; Acessibilidade.

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Biografia do Autor

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Adjunta no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: Práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de Extensão Práticas cênicas para todos os corpos. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2731-1373 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0739122615811316 E-mail: bersellimarcia@gmail.com

Vanessa de Oliveira dos Santos Peixoto, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Iniciação Científica junto ao Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM), com bolsa PIBIC/CNPq desde o ano de 2023. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-2755-8446 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0694848440710041 E-mail: vanessa.peixoto@acad.ufsm.br

Livia de Arruda Marafiga, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas - habilitação em Atuação Teatral - da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Iniciação Científica junto ao Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM), com bolsa PIBIC/CNPq desde o ano de 2024. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-6292-4318 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2724716283359038 E-mail: livia.marafiga@acad.ufsm.br

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Publicado

01-12-2025

Como Citar

Berselli, M., de Oliveira dos Santos Peixoto, V., & de Arruda Marafiga, L. (2025). A audiodescrição como recurso poético na criação cênica:: perspectivas sobre acessibilidade a partir do espetáculo Bicho Gente. O Mosaico, 21(2), 1–24. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10979