A audiodescrição como recurso poético na criação cênica:
perspectivas sobre acessibilidade a partir do espetáculo Bicho Gente
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10979Palavras-chave:
Audiodescrição, Cena, AcessibilidadeResumo
O texto busca apresentar uma reflexão sobre a proposta da criação do espetáculo Bicho Gente(2024), desenvolvido em disciplinas curriculares obrigatórias nocurso de Licenciatura em Teatro,da Universidade Federal de Santa Maria(Santa Maria, Brasil). No foco do estudo, está o investimento na pesquisa sobre a audiodescrição em cena, de forma poética. Na análise da criação foi possível identificar dois modos de presença da audiodescrição em cena, sendo realizada pelas atrizes apenas em algumas situações e, em um segundo momento, estando presente na totalidade do espetáculo,a partir da descrição em tempo real realizada pela encenadora. Busca-se estimular a reflexão sobre a acessibilidade no campo das Artes Cênicas, em uma defesa de sua presença desde o início do processo formativo, e compartilhar possibilidades práticas do uso de recursos de acessibilidade que se tornam recursos poéticos mediante o investimento dos e das artistas no processo criativo.
Palavras-chave: Audiodescrição; Cena; Acessibilidade.
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