A Trabalhadora Rural em Mulheres da Terra (1985), de Marlene França
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10828Palavras-chave:
Cinema de mulheres, Cinema brasileiro, Documentário, Trabalhadora rural, Boia-friaResumo
Considerando o contexto político e as representações cinematográficas da mulher trabalhadora na década de 1980 no Brasil, este artigo tem como objetivo analisar a figura da boia-fria no documentário Mulheres da Terra (1985), dirigido por Marlene França. Realizado em um período em que a discussão sobre a Reforma Agrária retomava fôlego e os movimentos de trabalhadoras rurais se reorganizavam. O filme homenageia e incentiva a articulação política das boias-frias na luta pela posse de terra, ao mesmo tempo em que denuncia tanto as condições precárias do trabalho na cana-de-açúcar, como também aquelas que são apresentadas como específicas da mulher trabalhadora. O resultado é um retrato sensível e complexo das boias-frias enquanto coletivo revolucionário, entrelaçando classe, gênero e resistência política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O Mosaico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.