A Trabalhadora Rural em Mulheres da Terra (1985), de Marlene França

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10828

Palavras-chave:

Cinema de mulheres, Cinema brasileiro, Documentário, Trabalhadora rural, Boia-fria

Resumo

Considerando o contexto político e as representações cinematográficas da mulher trabalhadora na década de 1980 no Brasil, este artigo tem como objetivo analisar a figura da boia-fria no documentário Mulheres da Terra (1985), dirigido por Marlene França. Realizado em um período em que a discussão sobre a Reforma Agrária retomava fôlego e os movimentos de trabalhadoras rurais se reorganizavam. O filme homenageia e incentiva a articulação política das boias-frias na luta pela posse de terra, ao mesmo tempo em que denuncia tanto as condições precárias do trabalho na cana-de-açúcar, como também aquelas que são apresentadas como específicas da mulher trabalhadora. O resultado é um retrato sensível e complexo das boias-frias enquanto coletivo revolucionário, entrelaçando classe, gênero e resistência política.

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Biografia do Autor

Hanna Henck Dias Esperança, Universidade Estadual do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde desenvolve a pesquisa O cinema de Olga Futemma: trajetória de uma experiência entre culturas, financiada pela bolsa FAPESP n. 2021/11712-8 e orientada pela Profa. Dra. Esther Hamburger. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7636-9662 Lattes: https://lattes.cnpq.br/7603418128688152 E-mail: hanna.esperanca06@gmail.com

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Publicado

01-12-2025

Como Citar

Dias Esperança, H. H. (2025). A Trabalhadora Rural em Mulheres da Terra (1985), de Marlene França. O Mosaico, 21(2), 1–28. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10828

Edição

Seção

Dossiê Arte, Cultura e Reforma Agrária Popular