Encenando a luta:

análise das pedagogias e teatralidades intrínsecas à mística do MST

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10766

Palavras-chave:

Mística, Teatralidades, Pedagogia

Resumo

No presente ensaio, narramos e analisamos a mística do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), refletindo sobre suas formas de teatralidade e os processos pedagógicos envolvidos em sua elaboração. A investigação parte de um escopo teórico-prático, examinando as relações entre pedagogia e teatralidade intrínsecas às manifestações da mística, com foco nas atividades realizadas nos assentamentos Ireno Alves dos Santos e Marcos Freire, em Rio Bonito do Iguaçu (PR). Para fundamentar essa análise, recorremos aos seguintes autores: Ademar Bogo (2007), Ileana Caballero Diéguez (2011), Leonardo Boff (1998), Paulo Freire (2020; 2022) e Pedro Ranulfo (1994). Quanto às metodologias, adotamos uma abordagem etnográfica, complementada por pesquisa bibliográfica e de campo, a fim de elucidar o problema de pesquisa proposto. O estudo busca contribuir para a compreensão da mística do MST enquanto prática cultural e pedagógica, destacando seu papel na formação política e identitária dos sujeitos envolvidos no movimento.         

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Biografia do Autor

Marli Roth, Universidade Estadual do Paraná

Marli Roth. Autora do trabalho. Professora Alfabetizadora do Método de Paulo Freire, pelo Sindicato Rural do município de Laranjeiras do Sul (PR), em 1997, atuou em APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Laranjeiras do Sul e de Rio Bonito do Iguaçu, (1999 a 2007). Professora Especialista na área da Educação Especial na SEED – PR, desde 2005. Mestranda em Arte, na Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba 2/FAP. Performer, artista, ativista da Reforma Agrária, militante e pesquisadora. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-5779-2557 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1601964770563328. Email: marli.roth@escola.pr.gov.br

 

 

Lúcia Helena Martins, Universidade Estadual do Paraná

[1] Lúcia Helena Martins: Autora do trabalho. Doutora em Teatro, pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Performer, artivista, professora-artista, diretora teatral e pesquisadora. Professora no curso de Licenciatura em Teatro Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba 2/FAP, durante os anos de 2012 até 2025. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2985-3018  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9863662519118764. Email: luhelena25@yahoo.com

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Publicado

01-12-2025

Como Citar

Roth, M., & Martins, L. H. (2025). Encenando a luta: : análise das pedagogias e teatralidades intrínsecas à mística do MST. O Mosaico, 21(2), 1–28. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10766

Edição

Seção

Dossiê Arte, Cultura e Reforma Agrária Popular