Princípios da análise ativa como via metodológica no contexto formativo-criativo de jovens atores e atrizes
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10198Palavras-chave:
Stanislávski; Análise Ativa; Espontaneidade Criativa; Pedagogia Teatral.Resumo
O artigo apresentado a seguir teve como objetivo investigar se,a partir de alguns princípios intrínsecos ao Método da Análise Ativa e ao Trabalho do Ator sobre si Mesmo,de Constantin Stanislavski, jovens atores e atrizes inseridos em um contexto não profissional, em um projeto de extensão, conseguiriam acessar suas espontaneidades criativas. Dentre os princípios pesquisados, destacamos a “leitura de mesa”, a “supertarefa”e a as “circunstâncias propostas”. Este trabalho, de cunho qualitativo, se valeu de procedimentos bibliográficos e da pesquisa-ação para a sua realização. E, para isso, foram realizados cinco encontros sequenciais, uma vez por semana, entre os meses de abril e maio de 2023,com estudantes do Curso de Extensão em Teatro do Instituto Federal do Paraná -CampusPinhais. A pesquisa traz como pressupostos teóricos autores e autoras que abordam Stanislavski e seus métodos, tais como Abreu (2020), D‘Agostini (2018), Vássina e Labaki (2016) e Zaltron (2021), e, para abordar aspectos específicos dapedagogia das Artes Cênicas, como a função do diretor-pedagogo, Haderchpek (2010). Como conclusão, chegou-se à perspectiva de que os princípios stanislavskianos são procedimentos potentes no trabalho junto a jovens atores e atrizes que estão inseridos em contexto não-profissional.
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