Princípios da análise ativa como via metodológica no contexto formativo-criativo de jovens atores e atrizes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10198

Palavras-chave:

Stanislávski; Análise Ativa; Espontaneidade Criativa; Pedagogia Teatral.

Resumo

O artigo apresentado a seguir teve como objetivo investigar se,a partir de alguns princípios intrínsecos ao Método da Análise Ativa e ao Trabalho do Ator sobre si Mesmo,de Constantin Stanislavski, jovens atores e atrizes inseridos em um contexto não profissional, em um projeto de extensão, conseguiriam acessar suas espontaneidades criativas. Dentre os princípios pesquisados, destacamos a “leitura de mesa”, a “supertarefa”e a as “circunstâncias propostas”. Este trabalho, de cunho qualitativo, se valeu de procedimentos bibliográficos e da pesquisa-ação para a sua realização. E, para isso, foram realizados cinco encontros sequenciais, uma vez por semana, entre os meses de abril e maio de 2023,com estudantes do Curso de Extensão em Teatro do Instituto Federal do Paraná -CampusPinhais. A pesquisa traz como pressupostos teóricos autores e autoras que abordam Stanislavski e seus métodos, tais como Abreu (2020), D‘Agostini (2018), Vássina e Labaki (2016) e Zaltron (2021), e, para abordar aspectos específicos dapedagogia das Artes Cênicas, como a função do diretor-pedagogo, Haderchpek (2010). Como conclusão, chegou-se à perspectiva de que os princípios stanislavskianos são procedimentos potentes no trabalho junto a jovens atores e atrizes que estão inseridos em contexto não-profissional.

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Biografia do Autor

Lucas Aparecido Azevedo Gomes, Universidade Estadual do Paraná

Ator, professor e diretor de Teatro, Professor de Artes na Educação Básica nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Formado em Licenciatura em Teatro, pela Unespar (Universidade Estadual do Paraná), Campus Curitiba II - FAP (Faculdade de Artes do Paraná). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6108-8398 Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3775999743283895 E-mail: lucasg.licteatro@gmail.com

Lucas de Almeida Pinheiro, Universidade Estadual de Maringá

Orientador da pesquisa. Professor do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando no curso de Artes Cênicas -Licenciatura em Teatro. Doutor e Mestre em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e licenciado em Artes e Pedagogia. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4736-4779 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9869389697175337 E-mail: lapinheiro@uem.br

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Publicado

01-12-2025

Como Citar

Aparecido Azevedo Gomes, L., & de Almeida Pinheiro, L. (2025). Princípios da análise ativa como via metodológica no contexto formativo-criativo de jovens atores e atrizes. O Mosaico, 21(2), 1–25. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10198

Edição

Seção

Desenhos de Pesquisa