Cinema e memória na obra de Agnès Varda:
a bricolagem audiovisual em Jacquot de Nantes
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8380Palabras clave:
Agnès Varda, Jacques Demy, Cinema, Memória, CriaçãoResumen
Este artigo analisa a bricolagem de Agnès Varda a partir das costuras entre vida e obra de Jacques Demy, no longa-metragem Jacquot de Nantes (1991). Trata-se de uma discussão sobre a memória enquanto uma atividade de criação na construção de uma narrativa de identidade no cinema. Para este estudo, serão consideradas as trajetórias dos cineastas, buscando conexões entre suas biografias e filmografias para interpretar como os mesmos se lançam sobre o passado na elaboração de uma representação de si. Nesse processo, é evidenciado o estilo cinematográfico da diretora Agnès Varda, considerando suas marcas autorais nas obras e o atravessamento de sua cinescrita com o ensaio como uma forma de fazer cinema. Em Jacquot de Nantes, a união de todas as unidades estilísticas de Agnès Varda cria uma bricolagem audiovisual que reflete sobre a passagem do tempo e sobre o que permanece com o sujeito, como uma colcha de retalhos feita de costuras entre arquivos, encenações, cores, vozes e músicas.
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