Música e imagem
reflexões sobre uma “improvisação livre coletiva” inspirada na pintura “O Pescador” de Tarsila do Amaral
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8161Palabras clave:
Música e Imagem, Improvisação Livre, Tarsila do Amaral, Ensino Coletivo, AmbisonicResumen
Este artigo tem por objetivos compartilhar, refletir e relatar o percurso metodológico adotado para a criação de uma improvisação musical coletiva, inspirada na pintura “O Pescador” de Tarsila do Amaral e nos conceitos de improvisação livre de Machado (2014 e 2018). O processo criativo foi conduzido remotamente pelo autor durante a pandemia de COVID-19, em colaboração com o Grupo de Referência “Camerata de Violões de Araçatuba” do Projeto Guri, por meio de três encontros realizados através da plataforma de webconferência Zoom. A obra resultante foi incorporada à “Suíte Tarsila do Amaral”, uma peça inédita em 5 movimentos, criada pelo grupo em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A improvisação livre foi registrada em vídeo pelos participantes e editada no software DaVinci Resolve, enquanto a edição e mixagem das faixas de áudio foram realizadas no software Reaper, com duas faixas especializadas no domínio Ambisonic através dos plug-ins StereoEncoder Ambisonic e BinauralDecoder do Institute of Electronic Music and Acoustics (IEM Plug-in Suite).
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